Automóveis Titulo Comparativo
Cobalt supera
rival da Peugeot

Sedã compacto da Chevrolet teve 5.906 unidades emplacadas
em janeiro, de acordo com dados divulgados pela Fenabrave

Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
15/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Em novembro, a Chevrolet lançou o sedã Cobalt de olho na nova classe ‘C', que já ultrapassa 100 milhões de habitantes no Brasil. Com visual conservador, considerado até feio por alguns, o modelo é resultado do que as pesquisas e clínicas apontaram. O público-alvo queria um modelo com design clássico, interior espaçoso e confortável e maior capacidade de carga.

Três meses depois, o volume de emplacamentos apontado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) demonstra que as pesquisas estavam no caminho certo. Em dezembro, foram 2.156 unidades vendidas. Em janeiro, 5.906. No ranking da Fenabrave para os sedãs compactos, quem aparece em segundo lugar em vendas em janeiro é o Peugeot 207 Sedan, com 953 emplacamentos, ante 1.519 de dezembro.

Justamente por isso, colocamos os dois sedãs no centro do tatame para avaliar qual a melhor compra. Escolhemos as versões topo de linha: LTZ, do Cobalt, que custa R$ 46.480, ante a 1.4 XRS do Peugeot, com preço de R$ 40.390 (vale lembrar que o 207 também oferece versões com motor 1.6).

Por fora, o Peugeot tem aparência mais jovial. No interior, o visual agrada.

O Cobalt, por sua vez, tem design mais moderno por dentro do que externamente. A posição de dirigir agrada e o espaço para os ocupantes do banco traseiro é mais amplo. Afinal, são 18 centímetros a mais na distância entre os eixos. O porta-malas também é generoso no Chevrolet, que leva 143 litros a mais.

No trânsito urbano, o Peugeot demonstra ser mais ágil, oferecendo saídas rápidas. Contudo, é menos potente que o rival. O Cobalt sofre mais nas subidas íngremes.

O Peugeot custa R$ 6.090 menos que o Cobalt e sai de fábrica nesta versão menos recheado. O concorrente tem a mais itens como alarme, CD player com MP3, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), e rodas de liga leve com aro 15 (aro 14 no Peugeot). O Chevrolet tem ainda a versão intermediária LT, que custa R$ 43.780, e vem de série com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, air bag duplo e freios ABS com EBD.


Ambos contam com ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, faróis de neblina e trio elétrico.

O Cobalt oferece três anos de garantia sem limite de quilometragem. O Peugeot tem apenas um ano de garantia.

Veredicto

Apesar de ser mais caro, o Cobalt vence por ser mais espaçoso e confortável e por ter mais equipamentos de série que o rival. O 207 Sedan pode ser boa opção para quem não precisa de tanto espaço interno e para bagagem, por custar R$ 6.000 a menos e oferecer bom desempenho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;