Internacional Titulo
Futuro secretário da ONU quer se reunir com o líder norte-coreano
Da AFP
15/10/2006 | 15:16
Compartilhar notícia


O futuro secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-Moon, espera viajar à Coréia do Norte para se reunir com o presidente Kim Jong-Il assim que assumir o cargo no organismo mundial.

"Se for necessário, tomarei uma iniciativa própria que pode incluir uma visita à Coréia do Norte para me reunir com líderes norte-coreanos", disse Ban em entrevista publicada pela revista Newsweek (EUA), depois que o Conselho de Segurança aprovou sanções contra o país na última sexta-feira.

Ban afirmou que, como coreano, se encontra numa posição forte para resolver a crise nuclear. "Acredito que estarei numa posição mais favorável do que qualquer secretário-geral anterior, pois venho da Coréia e tenho experiência".

Ele acrescentou é "preocupante" a maneira desafiadora como a Coréia do Norte reagiu as sanções, o que mostra “total falta de respeito pelas Nações Unidas". Ban foi eleito formalmente secretário-geral da ONU sexta-feira e assumirá o cargo em janeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;