Economia Titulo
Ex-assessor de George Soros assume Banco Central
Por Do Diário do Grande ABC
02/02/1999 | 10:42
Compartilhar notícia


Pouco mais das 10h, o Ministério da Fazenda divulgou uma nota oficial anunciando que o presidente do Banco Central, Francisco Lopes, estava sendo substituído pelo economista Armínio Fraga Neto, que assessorou o . megaespeculador George Soros nos últimos cinco anos para investimentos em mercados emergentes. Segundo a nota, a substituiçao faz parte de uma reformulaçao na direçao da instituiçao devido à mudança no regime de câmbio.

O Ministério afirma que alguns outros diretores do BC também serao substituídos e os cargos que estao vagos no momento serao preenchidos. Enquanto Fraga Neto espera a sabatina no Senado, que deve acontecer no próximo dia 22, a presidência da instituiçao fica com o diretor do BC para mercado externo, Demóstenes Madureira de Pinho Neto. Fraga Neto fica como assessor do ministro Pedro Malan.

Malan também chegou a oferecer o cargo ao presidente Fernando Henrique Cardoso na noite de segunda, contou em entrevista coletiva nesta terça. Ele disse que as razoes da saída de Francisco Lopes da presidência do BC devem ser perguntadas ao presidente da República, a quem cabe, num regime democrático, tomar as decisoes, em última análise.

De qualquer maneira, o ministro da Fazenda negou que o Fundo Monetário Internacional (FMI) tenha participado da escolha do novo presidente do Banco Central. Para ele, Fraga Neto está completamente integrado à equipe do governo. Até por isso, o novo presidente do BC passou a integrar de imediato o time que está conversando com o FMI em Brasília. Fraga Neto chegou às 14h na sede do Ministério da fazenda, mas nao falou com a imprensa, apenas afirmou que se sente "honrado".

Passado - Antes de ir trabalhar com Soros, Fraga Neto foi diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central do Brasil (BC), no governo Collor de Melo, e esteve empenhado neste período em negociaçoes com o FMI, o Clube de Paris e com credores privados do país. Ele também trabalhou na Salomon Brothers, nas áreas de derivativos e de mercados emergentes, e foi economista-chefe do Banco Garantia.

Fraga atualmente é professor-adjunto de Assuntos Internacionais da Columbia University e já tinha ensinado na Warthon School nos Estados Unidos, na Fundaçao Getúlio Vargas e na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Ele recebeu seu PhD. em economia pela Princenton University em 1985 e havia feito o mestrado na PUC carioca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;