Internacional Titulo
Empresas aéreas dos EUA vao inspecionar avioes MD-80
Do Diário do Grande ABC
10/02/2000 | 14:27
Compartilhar notícia


Todas as companhias aéreas norte-americanas que utilizam avioes MD-80 receberam instruçoes para verificar os aparelhos. A determinaçao foi feita em funçao do acidente ocorrido com o vôo 261 da Alaska Airlines, que matou as 88 pessoas que estavam a bordo. A Boeing instruiu os mecânicos que verifiquem especificamente um eixo que movimenta o estabilizador horizontal, sistema que se tornou no centro das investigaçoes sobre o acidente.

A recomendaçao alcança 2000 avioes da série MD-80, MD-90, DC-9 e Boeing 717. A Agência Federal de Aviaçao (FAA) informou que analisará os registros de inspeçao e tomará outras medidas, se forem encontradas evidências de falhas de segurança. 'Isto é o correto e o prudente``, afirmou o porta-voz da FAA, Eliot Brenner. 'Estivemos em contato com as linhas aéreas e recomendados a elas fazer essa inspeçao o mais rápido possível``.

Mais de 1100 MD-80 voam em aproximadamente 70 empresas aéreas no mundo todo, o que faz da aeronave um dos jatos comerciais mais populares já construídos. A Boeing anunciou em 1997 que deixará de produzir as versoes para passageiros do MD-80 e do MD-90, que herdou quando adquiriu a McDonnell Douglas.

As companhias Alaska, American e Delta já começaram a fazer a inspeçao em suas frotas. A primeira pretende terminar a verificaçao nas próximas horas, enquanto a American prevê que levará pelo menos uma semana para inspecionar seus 284 aparelhos. O prazo estipulado pela Delta é de terminar o serviço até o fim de semana.

O eixo em questao é acionado por dois motores e se assemelha a uma peça em forma de tubarao que movimenta muitas das portas automáticas de garagem. Caso tenha quebrado durante o vôo, os pilotos do vôo 261 da Alaska nao tiveram como controlar o movimento ascendente e descendente do aviao. A gravaçao das conversas de cabine revela que o comandante e o co-piloto tiveram problemas com o estabilizador horizontal depois de decolar de Puerto Vallarta, no México, com direçao a San Francisco e Seattle.

Um pedaço de 60 cm do eixo foi encontrada nos restos do aviao acidentado, a 15 km da costa. A empresa afirmou inicialmente que o eixo havia se soltado, mas depois admitiu que a peça estava avariada - coincidindo com a avaliaçao da Junta Nacional de Segurança no Transporte.

American Airlines - Os 284 avioes modelos MD-80 e MD-90 da American Airlines serao inspecionados na próxima semana para verificar se há sinais de desgaste ou defeitos no estabilizador horizontal. A informaçao foi dada pela direçao da companhia quarta-feira.

A medida é preventiva, já que a Comissao Nacional de Segurança no Transporte dos Estados Unidos informou que o estabilizador do aviao da Alaska Airlines, que caiu no mar em janeiro, estava realmente com defeito.

Três dias após a queda da aeronave da Alaska Airlines, um MD 80 da American Airlines teve que fazer um pouso de emergência, também com problemas no estabilizador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;