Política Titulo São Caetano
Pinheiro aposta em diálogo para manter aliados em 2016

Prefeito de S.Caetano acredita que manterá até o fim apoio dos vereadores para reeleição

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
25/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


Diálogo com os vereadores. Esse é o recurso que o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), afirma que utilizará em 2016 para manter apoio dos parlamentares até o fim do pleito do ano que vem, quando disputará a reeleição. O peemedebista acredita que não haverá rompimento de alianças em meio ao processo eleitoral, como ocorreu com a então candidata governista Regina Maura Zetone (PSDB), em 2012.

Em almoço ontem com a família e aliados, Pinheiro evita comparações com a ex-prefeiturável, mas explica que, há quatro anos, a debandada à candidatura idealizada pelo então prefeito José Auricchio Júnior (ex-PTB, hoje no PSDB) aconteceu por “falta de diálogo”. “Houve muito descumprimento de acordo (com os parlamentares). Fizeram algumas promessas aos vereadores e candidatos e não cumpriram”, avaliou.

No pleito municipal passado, Regina tinha adesão ampla de partidos e apoio quase que unânime dos parlamentares. Durante a campanha, entretanto, parlamentares romperam informalmente com o governo e passaram a, discretamente, pedir votos a Pinheiro, mesmo tendo o nome de Regina em seus santinhos. Pinheiro era vereador na ocasião, o que facilitou no relacionamento com os colegas de Legislativo.

“Não há porque haver rompimento (de acordos). Quando o diálogo impera, não existe ruptura”, avalia o secretário de Governo, Nilson Bonome (PMDB), principal articulador de Pinheiro com o Palácio da Cerâmica. “Não temos preocupação com o apoio dos parlamentares (à candidatura à reeleição de Pinheiro)”, acrescenta.

Dos 19 vereadores, pelo menos 14 tendem a aderir à campanha peemedebista no ano que vem. Os parlamentares Flávio Rstom (PTB), Beto Vidoski (PSDB), Edison Parra (PHS) e Marcel Munhoz (PPS) apoiarão a candidatura de Auricchio. Já o oposicionista Fabio Palacio (PR) pavimenta para ser terceira via na disputa pela Prefeitura.

ARTICULAÇÃO
Integrado ao governo Pinheiro no início do ano para amarrar a governabilidade do peemedebista na Câmara – logo após a derrota do prefeito na disputa pela mesa diretora, em dezembro –, Bonome frisa que, embora a desarmonia entre a administração e o Legislativo tenha sido superada, a articulação se intensificará no próximo ano.

“Continuarei contribuindo para que o governo tenha sucesso em 2016. Durante este ano, todos os projetos do Executivo foram aprovados e quase 100% por unanimidade”, discorreu Bonome. Além de alinhar o relacionamento do prefeito com os vereadores, o peemedebista também encabeça as negociações com os partidos para a formação do arco de alianças para 2016. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;