Turismo Titulo Litoral
Carnaval em Ilhabela
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
03/03/2011 | 07:01
Compartilhar notícia


Reunir boa gastronomia e cultura num mesmo roteiro é sempre uma boa pedida. É assim que a Região do Vale do Café fluminense pretende atrair casais e famílias entre os dias 1º e 10 de abril no 8º Circuito de Outono - Café, Cachaça e Chorinho 2011.

O evento é promovido por 13 municípios que têm em comum as fazendas históricas de café e vilas do século 19. Hoje a região é tomada por 20 alambiques produtores de cachaça, mas preserva a arquitetura, os costumes, o folclore e o artesanato locais. Tudo isso embalado por boa música, principalmente o chorinho.

A data não foi escolhida por acaso. É no outono que é realizada a colheita do café. Em 22 de abril também é comemorado o Dia Nacional do Chorinho. Por conta do feriado de Páscoa, o Circuito Café, Cachaça e Chorinho foi antecipado. O ritmo levado por flauta, bandolim e cavaquinho é comum a artistas de toda a região, e durante o festival um intercâmbio entre os músicos populariza o gênero musical com apresentações em hotéis, praças e restaurantes.

O Conselho de Turismo da Região do Vale do Café, o Conciclo, pretende atrair os turistas também com degustações, concursos e workshops gastronômicos, roteiros de visitação aos alambiques e fazendas históricas, feijoadas com rodas de capoeira, apresentações musicais, de teatro e dança e exposição de artes visuais. A programação está espalhada pelos municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paty de Alferes, Pinheiral, Piraí, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Cerca de 50 mil turistas por ano visitam a região para conhecer a arquitetura rural do Ciclo do Café em fazendas com seus casarões e senzalas. Localizada no Vale do Paraíba, entre a capital Rio de Janeiro e São Paulo, a região oferece a exuberância da Mata Atlântica com opções de lazer e excelente clima. Há cerca de 12 anos as 13 cidades se uniram em busca de visibilidade ao Vale do Café fluminense e assim conseguiram inseri-lo no circuito nacional de turismo cultural.

O passeio pode ser feito em pacotes vendidos por agências de turismo em Miguel Pereira. Mas a maioria dos visitantes vem de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo de carro e traça o roteiro com ajuda de mapas e guias locais. Há possibilidade de locar automóvel nas cidades de Barra do Piraí e Volta Redonda. A programação completa e a lista de restaurantes e hotéis podem ser acessadas pelo site www.cafecachacaechorinho.com.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;