Ainda em estágio embrionário, o mercado nacional de produtos orgânicos, que movimentou cerca de R$ 500 milhões no ano passado, atrai atenção da são-bernardense Sports Nutrition e da Arte dos Aromas, instalada em Diadema, que participam das feiras Bio Brazil Fair e Naturaltech, que terminam amanhã na Bienal do Parque Ibirapuera.
No mercado há 15 anos, a empresa de São Bernardo fabrica suplementos alimentares naturais, distribuídos para 400 estabelecimentos no País. "A cada ano o número de academia instaladas na região cresce e as pessoas estão se preocupando mais com o corpo", analisa o diretor comercial da Sports Nutrition, Alfredo Abdo Junior.
Apesar de não revelar o faturamento, o crescimento anual está na faixa dos 10%, contemplando produção mensal de cinco toneladas de produtos. A empresa diz investir na suplementos naturais, sem esteróides, à base cártamo, por exemplo.
De acordo com Abdo, completam a linha de produtos um energético em gel, chá verde e a ração humana. Cerca de 40 funcionários trabalham na produção dos itens que estão sendo comercializados na Naturaltech, que acontece simultaneamente à Bio Brazil.
Outra empresa da região a apostar neste mercado é a Arte dos Aromas, especializada na fabricação de cosméticos naturais e orgânicos inspirados na Amazônia. São 12 itens orgânicos reconhecidos pela Ecocert Brasil, certificadora de produtos nesse mercado e outros 40 com princípios sustentáveis.
O presidente da Brasil Bio (Associação Brasileira de Orgânicos), José Alexandre Ribeiro, diz que 220 companhias nacionais e expositores da Itália, Equador, e outros países membros do Mercosul participam do evento.
Ribeiro lembra que em 2011 o mercado ficará mais profissionalizado, pois será criado selo, que terá função de orientar e estimular a produção de produtos com características sustentáveis no País. "Perto de 15 mil empresas estão ligadas a este mercado no País. É preciso investir mais em tecnologia e educação para ganharmos escala, deixando preços mais competitivos."
VAREJO - O Pão de Açúcar,que tem cerca de 600 itens no portfólio de orgânicos é um dos expositores da Bio Brazil Fair. As vendas da companhia desses itens cresce em média 40% anualmente. O faturamento da área foi de R$ 58 milhões, sendo que São Paulo é o maior mercado.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.