Economia Titulo Novidade
Pirelli aposta em pneus para veículos comerciais

Empresa lança nova linha de produtos para duplicar participação no mercado brasileiro de transporte urbano

Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
14/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A Pirelli está lançando uma nova linha de pneus para veículos comerciais (caminhões e ônibus) de uso urbano, chamada MC95. A novidade é parte do plano de aplicar US$ 100 milhões, no prazo de três anos, na modernização e ampliação da divisão de caminhões agrícolas, OTR (sigla em inglês que significa fora de estrada) e ônibus, que fica concentrada na unidade fabril de Santo André.

A meta, com a nova linha, é duplicar a participação da empresa no mercado brasileiro de pneus de carga para uso urbano. Com isso, cresceria de atuais 15% a 20% de vendas no segmento para 30% a 40%, dentro de três anos.

Segundo o diretor da unidade de negócios Caminhão e Agro da companhia, Flávio Bettiol Junior, o MC95 traz tecnologias mais avançadas - entre as quais a utilização de cintura metálica em forma espiral e sem emendas - que garantem vantagens aos transportadores, como a durabilidade até 25% maior que a versão anterior, e ainda maior segurança nas frenagens, melhor dirigibilidade, maior rendimento quilométrico e grande capacidade de reconstrução.

O executivo assinala que a empresa também vai ampliar, inicialmente em cerca de 10% a 15%, a capacidade produtiva da unidade fabril de Santo André - que, atualmente, está operando a plena carga. Novas expansões deverão ocorrer de acordo com a evolução da demanda.

PRÉ-LANÇAMENTO - A empresa já iniciou a comercialização da nova linha de pneus. De janeiro a março, foram vendidos cerca de 3.000 desses itens. Bettiol Júnior cita que já foram fechados contratos com as transportadoras Sambaíba, Breda e Urubupungá.

A linha MC95 chega em duas medidas (275/80R 22.5 e 295/80R22.5) que correspondem a 80% de todo o emprego de pneus urbanos, dos quais os ônibus representam 90% e veículos de distribuição fracionada (caminhões), 10%. Bettiol Júnior afirma que, para o ano que vem a empresa estuda ampliar o leque de produtos para contemplar também os microônibus.

MERCADO - A Pirelli aposta no crescimento do mercado de ônibus urbanos este ano. De acordo com dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), de janeiro a março, o segmento cresceu 40% frente a igual período de 2009, com o total de 9.808 unidades comercializados no País.

Feira do setor reúne desde máquinas a produtos químicos

O lançamento do novo pneu da Pirelli foi feito durante a 9ª edição da PneuShow Recaufair Feira e Convenção Internacional de Pneus) e da Expobor Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha, eventos realizados em conjunto na Expo Center Norte, que reuniram empresas dessa cadeia produtiva, incluindo desde fornecedores de matéria-prima até fabricantes de maquinário.

Um dos expositores é o grupo Agecom, sediado em Mauá, que reúne empresas de serviços de produção, armazenagem, envase e transporte de produtos químicos.

A companhia, que projeta crescer neste ano 10% em relação a 2009, atende, entre outros segmentos, a área de borracha e pneus - que corresponde a cerca de 10% de suas vendas.

A Agecom Derivados de Petróleo, subsidiária do grupo, está investindo neste ano na modernização de maquinários da fábrica de óleos minerais, e também na ampliação do volume importado. Outra filial, a transportadora Cotrag, ampliou em 40% sua frota, o que demandou o total de R$ 7 milhões.

Na área de máquinas, a JMB Zeppelin, de São Bernardo, também participa das feiras - voltadas para profissionais do ramo e que se encerram na sexta-feira. A fabricante, que desenvolve projetos de automação industrial, apresenta o Tracemat, maquinário que agrega tecnologia para pesar microingredientes para o setor de artefatos de borracha. "Atualmente, em muitas empresas, a pesagem dos aditivos é manual; desenvolvemos um equipamentos para pesagem automatizada", assinala o engenheiro da companhia Jonatahas Fonseca.

Ele cita que, hoje em dia, o setor automobilístico cobra a rastreabilidade da matéria-prima (que inclui a possibilidade de comprovar qual insumo e em que quantidade foi usado no processo produtivo), e essa máquina atende a esse objetivo.

A expectativa da JMB é incrementar em 5% a 10% suas vendas neste ano com a máquina, cujo custo gira entre R$ 80 mil e R$ 100 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;