Política Titulo
Por cargos no Paço, PP se aproxima de Donisete

Vereador do partido, Batoré mantém posição independente

Por Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC
09/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Visando espaço na Prefeitura de Mauá, a direção municipal do PP propõe fidelidade ao PT durante a administração de Donisete Braga (PT) e na eleição municipal de 2016. Esse é o projeto do presidente progressista da cidade, Ronaldo da Comport. Para isso, ele vislumbra a possibilidade de ter cargos comissionados para o seu grupo político e uma secretaria em um futuro próximo. O empecilho, porém, é o vereador Ivan Gomes, o Batoré (PP), que se recusa a ser aliado ao petismo.

"O PP, em nível nacional e estadual, caminha com PT e Mauá não será diferente. Tenho conversado com Donisete para caminharmos juntos em 2016. Existe aproximação e estamos articulando alguns cargos (na Prefeitura). Ainda podemos assumir uma secretaria no futuro", projeta Ronaldo.

O mandatário do PP se encontrará com o secretário de Relações Institucionais, Rômulo Fernandes (PT), na sexta-feira, para, segundo ele, discutir os cargos na gestão municipal destinados para sua ala.

Mesmo com a tentativa de aproximação com o petismo, Ronaldo não poderá oferecer a Donisete postura branda do único representante da sigla no Parlamento. Aliás, Batoré ironiza as pretensões do mandatário, dizendo que "irá rezar por ele na busca por uma secretaria". O legislador lembra que o PP apoiou a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) na corrida pelo Paço em 2012.

"Tivemos uma campanha (eleitoral) áspera entre os dois lados, trocando tijoladas. Acha que os caras vão dar uma secretaria?", questiona o vereador.

De certa forma, a visão de Batoré é compartilhada nos corredores da Prefeitura. Na perspectiva do governo petista, há aliados que ainda não foram contemplados no primeiro escalão e, por isso, é pouco provável que haja a oferta de uma Pasta em curto prazo a uma agremiação que esteve com Vanessa em 2012.

 

DIVISÃO INTERNA

Para se aproximar de Batoré, Ronaldo busca ajuda da executiva estadual do PP para intermediar um encontro. O vereador é próximo do secretário de Finanças de Ribeirão Pires, Antônio Carlos de Lima, que mandava no PP de Mauá, tendo o seu irmão, Paulo de Lima, na direção da sigla. Os dois são sobrinhos do ex-prefeito Leonel Damo (PMDB).

Ronaldo assumiu a presidência do PP de Mauá no começo do ano, com articulação junto à executiva estadual, perante a alegação de falta do pagamento da contribuição partidária da direção anterior.

Questionado sobre como o PP ajudará Donisete na governabilidade na Câmara, Ronaldo se diz tranquilo sobre a postura de Batoré ao afirmar que o enxerga como governista, mesmo com o próprio parlamentar se declarando independente. "Batoré não é oposição ao Donisete, pois já tem cargos no governo. Temos conhecimento de alguns comissionados", disse o presidente do PP.

Batoré, por sua vez, rebate Ronaldo, afirmando que o mandatário está despreparado para a função e seguirá sem atendê-lo. "Se tivesse (cargos), estaria no governo. Ronaldo não tem conhecimento político para presidir partido, então, o que ele falar é bobagem", retrucou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;