Economia Titulo Otimismo
Setor de construção prevê crescimento
19/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Depois de revisar para baixo a maior parte das projeções para 2009, a cadeia da construção civil está otimista para 2010. O crescimento esperado pela área - composta pelo mercado imobiliário, por obras públicas, pelo segmento privado de ampliação de unidades comerciais e industriais e pela autoconstrução e reforma pelas famílias - para o ano que vem é de 8,8%, após a expansão prevista de 1% neste ano, que foi marcado pelos efeitos da crise financeira global.

A indústria de materiais projeta vendas internas 15,7% maiores em 2010, ante a queda esperada de 8% a 10% este ano. Já o varejo de materiais prevê expansão de 10%, em relação ao crescimento de 4% a 6% estimado para 2009.

A habitação e o crescimento da economia serão os principais vetores para a expansão esperada para a construção em 2010, conforme a consultora da FGV Projetos, Ana Maria Castelo. No segmento de habitação, estão incluídas a produção por parte das construtoras e o consumo de materiais pelas famílias para construção e reforma.

O Secovi-SP divulgou, recentemente, estimativa de aumento de lançamentos e vendas do mercado imobiliário brasileiro de 10% a 15% em no ano que vem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;