Economia Titulo Celular
Teles móveis acirram disputa pelo Natal
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
27/11/2009 | 07:00
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As principais operadoras de telefonia celular que atuam no Estado de São Paulo enxergam no Natal a oportunidade de alavancar as vendas e reverter os picos de desaceleração ocorridos neste ano. De olho na concorrência, Claro, Oi, Tim e Vivo disputarão clientes para aumentar suas bases na modalidade pós-paga.

Dados referentes ao mês de outubro divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), do total de 168 milhões linhas móveis, 82,27% são pré-pagos e os 17,73% restantes são pós-pagos, segmento que apresentou leve recuo frente aos números de setembro.

Segundo Jorge Monteiro, diretor comercial da Tim em São Paulo, a operadora trouxe de volta ao mercado o plano para financiar o telefone em 12 vezes sem juros. "O mercado tinha deixado de lado esta ação, mas o nível de qualidade dos aparelhos está aumentando e o consumidor busca aparelhos melhores", afirma.

Em relação à portabilidade, a estratégia é seduzir o cliente paulista com o plano Liberty cujo valor era de R$ 99, mas pelo período de um ano custará R$ 39,90. Monteiro avalia que o celular transformou-se em um produto completo, por isso será uma das vedetes deste fim de ano", avalia Monteiro.

Na concorrente Claro, presente no Grande ABC com 67 pontos de venda, a expectativa para as vendas natalinas é boa. Francisco de Oliveira, diretor regional para o Estado de São Paulo, diz que a operadora brigará para aumentar sua base de clientes pós-pago. "Um dos pacotes pós-pago oferece bônus de até 11.500 minutos mensais para falar até o Natal de 2011."

Oliveira explica que o cliente também poderá montar seu pacote da maneira que achar mais conveniente, escolhendo planos que incluem acesso à internet e mensagens de texto, por exemplo.

A Claro acredita também que os consumidores serão instigados pelas novidades tecnológicas como o serviço Android, do Google, instalado nos aparelhos da Motorola. A operadora tem mais de três milhões de clientes no Estado.

MARKETING - Na disputa acirrada neste mercado, cujo ranking é encabeçado pela Vivo com 29,51% do mercado nacional, seguido pela Claro (25,45%), Tim (23,73%) e Oi (20,94%), as operadoras de telefonia não estão mais apostando apenas nas contas no fim do mês, a tendência agora é caprichar nas ofertas de aparelhos e no marketing.

Lançada no último fim de semana, a campanha da Vivo, destaca serviços grátis agregados às franquias mensais, como o pacote de DDD e roaming (sistema para ligar fora da área de cobertura) ilimitado.

A Oi, que completou recentemente um ano de operação em São Paulo, também foca no plano pós-pago, que agrega o serviço de banda larga móvel 3G. A empresa fechou acordo com a Apple para vender o iPhone no Brasil desbloqueado, porém, a data ainda não foi definida.




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