Setecidades Titulo Desafio de Redação
Estudantes fazem redação com vestibular em mente
Por Evandro Enoshita
Do Diário do Grande ABC
12/09/2009 | 08:53
Compartilhar notícia


Tanto para os futuros engenheiros quanto para os advogados do amanhã, a importância da redação nos vestibulares é algo inquestionável para os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio no Colégio Barão de Mauá, em Mauá.

Neste núcleo educacional - do qual saiu a vencedora do Desafio de Redação do ano passado, Camila Jaloretto Teixeira Guedes - , os jovens ressaltam o papel da produção de textos como forma de reconhecer melhor as características de um candidato a uma vaga na universidade.

Autor do texto Uma pausa para a mobilização do mundo, João Victor Cesário, 17 anos, pretende prestar vestibular para Engenharia no fim do ano. Apesar do seu foco serem os cálculos e números, ele não descuida da produção de textos. "Nós produzimos redações de forma contínua, e isso, somado à participação no Desafio, é um excelente treino para o vestibular. Mesmo em uma área como a Engenharia, o texto é muito importante para medir o nível de conhecimento do candidato."

Opinião semelhante à da sua colega de classe Raissa Barros Silva, 17, que também pretende seguir a carreira de engenheira. "A redação é importante para qualquer área, pois por meio dela é possível saber se a pessoa é bem informada, tem opinião formada e sabe organizar seu discurso", explicou Raissa. Ela fundiu o tema do Desafio deste ano - Água: A Vida do Planeta - com citações do matemático e filósofo da Grécia Antiga Tales de Mileto.

CONQUISTA - Nesse papel de conscientização sobre a importância da produção de textos, além do trabalho desenvolvido pela escola, pesaram a favor também os prêmios conquistados nas edições anteriores do concurso promovido pelo Diário, que neste ano tem como parceiros a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de São Caetano.

"A vitória no ano passado repercutiu bem entre os alunos. Havia muitos estudantes que não gostavam de escrever, pois julgavam não ter talento, e agora eles passaram a se dedicar mais às aulas de redação", destaca a coordenadora pedagógica Sonia Yuki Kimoto. "O Desafio deu um incentivo bastante grande para isso."

Em dúvida entre cursar Relações Internacionais ou Direito, Yago Henrique Chio, 17, tem certeza de uma coisa: independentemente do ramo a seguir, ele terá que treinar muito suas habilidades de escrita e leitura. "A produção de textos é muito importante, pois você pode conhecer características do que escreveu, além de ajudar a desenvolver as habilidades da escrita e de estabelecer um discurso."

PROGRAMAÇÃO - Na segunda-feira o Desafio de Redação segue para as instituições de ensino de Diadema.
Os vencedores do concurso serão anunciados no dia 11 de novembro. Dentre os prêmios disponíveis estão televisores, bicicletas e computadores, além da bolsa de estudos na USCS.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;