Cultura & Lazer Titulo Televisão
Lima Duarte, 60 anos na telona
Sara Saar
Especial para o Diário
28/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Com um rol de personagens que marcaram diferentes gerações, Lima Duarte soma 60 anos de carreira no cinema. Para homenagear o ator mineiro, o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) inicia hoje, em São Paulo, uma retrospectiva com exibições de filmes e debates entre especialistas. A mostra "Lima Duarte: Profissão Ator" segue até o dia 16.

Apesar da longa estrada nas telonas, o artista se tornou conhecido pelo grande público sobretudo por meio das novelas. "A carreira na televisão é contínua. Ele fez personagens fortes que entraram no imaginário popular", explica o curador Amilton Pinheiro. E completa: "Já o cinema nacional é pouco visto. A maioria dos filmes não ficou muito tempo em cartaz, com excessão de 'Eu, Tu, Eles' (2000) e 'Dois Filhos de Francisco' (2005)".

É no sentido de resgatar esse repertório que a mostra reúne dezenas de filmes. Na abertura de hoje, está prevista a exibição de "O Preço da Paz" (2003), com direção de Paulo Morelli. No longa, um grupo de idealistas gaúchos viaja rumo ao Rio de Janeiro na tentativa de depor o presidente Floriano Peixoto.

O crítico de cinema Leon Cakoff, acompanhado do próprio Lima, dará início amanhã às sessões de debates, que serão realizadas durante três quartas-feiras consecutivas. O tema do primeiro encontro será a carreira do ator em Portugal, com participação em quatro longas.

Nas próximas semanas, os debates ainda reunirão os cineastas Hermano Penna e Paulo Morelli (dia 5), além de Alain Fresnot e Nuno Abreu (dia 12), todos diretores de filmes que têm Lima no elenco.

Segundo Pinheiros, o filme "Sargento Getúlio" (1982), com direção de Penna, marca uma fase importante para o ator. "No papel principal, ele passou a ser reconhecido no cinema pela crítica e recebeu vários prêmios", comenta. No longa, Getúlio é um rude sargento que tem a missão de levar um inimigo político de Paulo Afonso a Aracaju.

A primeira película do ator, "Quase no Céu" (1949), que deve ser exibida no dia 13, não foi bem preservada. Somente um trecho de sete minutos, que mostra os créditos iniciais com Lima no papel de Capiau, poderá ser visto pelo público.

Lima Duarte: Profissão Ator - Mostra. Até o dia 16, de quarta-feira a domingo, a partir das 15h. No CCBB - Rua Álvares Penteado, 112, São Paulo. Tel.: 3113-3651. Ing.: R$4.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;