Esportes Titulo Jogos Regionais
Sto.André já vive o clima dos Regionais
Por Lucas Tieppo
Especial para o Diário
12/07/2009 | 07:06
Compartilhar notícia


Santo André conta os dias para a abertura da 53ª edição dos Jogos Regionais. A partir de terça-feira, até o dia 25, a cidade receberá 6.000 atletas, que representarão 31 cidades - da Grande São Paulo e Litoral e que disputarão medalhas em 22 modalidades oficiais, além de skate e kickboxing, que entram como esportes de demonstração.

Os Regionais são classificatórios para os Jogos Abertos, marcados para outubro, em São Caetano. O Estado de São Paulo é dividido em oito regiões esportivas. Em Santo André estarão os representantes da Primeira Região, a mais forte de todas, com a participação de vários atletas olímpicos.

"Acredito que Santo André tem todas as condições de realizar um grande trabalho e fazer com que os Jogos se tornem referência para as outras cidades", acredita Almir Padalino, diretor de Esportes da Prefeitura de Santo André.

Normalmente as sedes dos Regionais são escolhidas com dois anos de antecedência, exceto em épocas de mudança de mandato eleitoral, quando as cidades são indicadas pela Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Turismo. Foi o que ocorreu desta vez e, com isso, Santo André teve apenas seis meses de prazo para se preparar para a competição.

"Nossa maior preocupação foi estruturar a cidade para um evento deste porte. Queremos primar pela organização e mostrar que Santo André tem capacidade de receber uma competição como os Jogos Regionais", afirma Padalino.

Rafael Guzzi Neto, chefe do Comitê Dirigente dos Regionais e representante da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo de São Paulo, também acredita no sucesso da organização.

"As expectativas são as melhores possíveis. Santo André tem todas as condições de sediar os jogos. Desde o primeiro momento, a cidade demonstrou todo o interesse e vontade em realizar uma boa competição", ressalta o dirigente, lembrando que por aqui passarão alguns dos principais atletas do País, inclusive com participação em Jogos Olímpicos. "Tecnicamente é a região mais importante de todos Regionais", garante Neto.

Fazem parte do programa dos Regionais as seguintes modalidades: atletismo, basquete, biribol, bocha, capoeira, caratê, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística e ritmica, handebol, judô, malha, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Em 2008, os Regionais foram disputados em São Caetano e a delegação anfitriã foi campeã, conquistando seu 14º título, o 11º consecutivo. Já São Bernardo ficou na segunda colocação.

Times ‘da casa' contam com a torcida na busca por medalhas

As equipes de Santos André entram nos Jogos Regionais com um forte aliado, o fato de jogar em casa, e em arenas esportivas conhecidas pelas atletas. Por isso, a expectativa é de um bom desempenho da cidade na competição.

O basquete feminino é o grande destaque de Santo André. As comandadas da técnica Laís Elena Aranha se reforçaram bastante este ano, e o quarto lugar no Campeonato Paulista, aliado ao enfraquecimento da equipe de São Bernardo, garante o status de favorito ao time.

Apesar de reconhecer o bom momento, a técnica lembra dos Jogos Regionais de 2008 para alertar suas jogadoras. "No ano passado foram duas zebras. Primeiro nossa derrota para Santos, depois a vitória de São Caetano sobre São Bernardo, dois resultados que ninguém esperava", declarou a treinadora.

Lembrando que a equipe ficou com o vice no ano passado, e por pouco não foi campeã. O título foi conquistado por São Bernardo.

Laís enaltece a força dos adversários. "São Bernardo abriu mão de disputar o Paulista para se reforçar para os Regionais. Santos conta com uma equipe madura, e que não se intimida facilmente. Temos de entrar atentas".

No handebol feminino, a esperança é também sair vitorioso, apesar de ter um concorrente de peso, que é a Metodista/São Bernardo. O time foi semifinalista no Campeonato Paulista e teve três atletas convocadas para a Seleção Brasileira.

"Já estamos classificados para os Jogos Abertos devido ao desempenho no Paulista, e vamos entrar para sermos campeões. Para isso, contamos com o reforço da Adriana Nascimento, que estava na Turquia", afirmou o coordenador Archibald Scott.

A cidade também entra forte em outras modalidades, como o futebol masculino sub-21, que será representado pelo Ramalhão; no tênis de mesa com a jovem Lin Min Hua, 15, vice campeã paulista; no vôlei masculino, e no judô, que conta com atletas como Jhonny Chibana (bicampeão dos Regionais) e Marieta Clozel (campeã sul-americana). (André Battistini)

Investimento de R$ 800 mil garante a qualidade

A expectativa para a realização da 53ª edição dos Jogos Regionais, em Santo André, é a melhor possível.

A cidade, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, investiu cerca R$ 800 mil em reformas nas instalações esportivas que receberão a competição.

Por conta disso, o diretor de Esportes e chefe do Comitê Dirigente da competição, Almir Padalino, garante que foram atendidas todas as exigências da Selt (Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo).

"Está tudo tranquilo com relação à estrutura da cidade para os Jogos. Procuramos atender todas as normas e não recebemos qualquer tipo de questionamento", afirma Padalino.

As delegações que participarão dos Jogos Regionais ficarão abrigadas em 25 escolas estaduais.

"Todas as cidades que irão se alojar para a competição tiveram a opção de escolher a escola e todas puderam visitar as instalações antes da escolha e não tivemos nenhum problema", lembra Padalino.

Entre os locais que irão sediar os jogos estão os ginásios de esportes do Sacadura Cabral, Prefeito Celso Daniel e Noemia Assumpção (Camilópolis), além de o Complexo Esportivo Pedro Dell'Antonia. O Estádio Bruno José Daniel será o palco da final do futebol dos Jogos Regionais.

Instalações particulares também receberão as disputas, como o ginásio do Clube Primeiro de Maio, Aramaçan, CTBC Clube, Associação dos Servidores Públicos de Santo André, piscina de biribol do Sesc de Santo André, Sesi, Cofap, cancha de malha da GREB Firestone, além do EC Santo André e Colégio Arbos.

"A avaliação foi ótima. Todos os locais visitados estão em totais condições de receber a competição. Acredito que vão ser grandes jogos. Santo André está de parabéns por suas praças esportivas", avaliou Rafael Guzzi Neto, membro da Selt e chefe do Comitê Dirigente dos Jogos Regionais.

Cisa - O Cisa (Centro Integrado de Saúde do Atleta), inaugurado recentemente em Santo André, também será utilizado durante o 53º Jogos regionais. Caso ocorra alguma lesão, os atletas poderão ser atendidos pela equipe multidisciplinar do Cisa.

O centro é especializado em captar talentos, previnir lesões e recuperar atletas da região, e é desenvolvido por uma equipe formada por psicólogos, fisioterapeutas, fisiologistas, nutricionistas, traumatologistas, ortopedistas e educadores físicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;