Cultura & Lazer Titulo Caricatura
Personalidades com letras
Luis Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
12/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O universo das palavras pode ser muito mais visual do que se imagina. As curvas e formas das letras são fonte de inspiração para o artista Biratan Porto. Suas caricaturas não são parecidas com os tradicionais desenhos que buscam salientar características típicas dos homenageados. A matéria-prima do paraense são as iniciais dos nomes de personalidades, que são remexidas para dar forma às suas conhecidas facetas.

Parte de suas obras estão reunidas no livro 'Caricaturas de Letra' (Independente, 88 páginas). A publicação traz estranhos e divertidos diagramas de nomes nacionais, casos de Glauber Rocha, Clarice Lispector, Paulo Coelho, Chico Anysio e Pelé, e figuras internacionais, como Marilyn Monroe, Salvador Dali, Mahatma Gandhi, B.B. King, Barack Obama, Mike Tyson e Amy Winehouse.

O projeto pessoal conta com distribuição limitada. Quem quiser ter um exemplar deve entrar em contato com o próprio autor por meio de seu blog pessoal na internet (www.biratancartoon.blogspot.com).
"Trata-se de um projeto de síntese, onde você tem de criar uma cara com duas ou três letras. Tem alguns desenhos que logo dão certo, mas apanho um pouco de alguns que invento", diz Biratan. "Os elementos e os detalhes são criados pelas ideias."

Ele recorda iniciativas feitas no passado por caricaturistas como Millôr Fernandes e Ziraldo que serviram de incentivo. A ideia dos trabalhos nasceu em 2002, quando elaborou um chamado logograma baseado no escritor e poeta Carlos Drummond de Andrade. Ao longo dos últimos nove anos, acredita contar com 220 desenhos em seu acervo. Entre os 81 logogramas espalhados pelo título, o artista destaca suas interpretações de Monteiro Lobato, Chico Buarque, Charles Chaplin e Quentin Tarantino.

Além das letras estarem dispostas de maneira a remeter a cara do caricaturado, muito do universo do astro ajuda na elaboração do desenho. É o caso da atriz Marilyn Monroe, na qual os Emes estão disposto de maneira a retratar a célebre cena do filme 'O Pecado Mora ao Lado' (1955), quando seu sexy vestido branco é levantado pelo vento que sai do bueiro.

Com tantas celebridades escondidas nas páginas, o leitor só terá o divertido trabalho de desvendar quem ele está observando. "A graça do livro é justamente fazer com que qualquer pessoa possa tentar descobrir onde está o rosto ali e de quem é a caricatura. Acaba sendo um processo lúdico", afirma Biratan.

O diferente ponto de vista apresentado pelo cartunista trabalha a mente do público a ponto de propor uma divertida viagem pela memória cultural de cada um. Pode não ser tão divertido quanto rir de caricaturas comuns, mas faz bem para o cérebro.  

Diferente:
O trabalho de Biratan Porto chama a atenção por não se prender ao estilo clássico das caricaturas comuns. A remissão ao estilo marcado pelas obras de Ziraldo e Millôr Fernandes no passado mostra que muitas ideias ainda são valiosas e só precisam ser recordadas.

A diversão dos logogramas é saber até onde sua mente pode acompanhar a visão do autor. Na brincadeira de tentar enxergar os homenageados dos desenhos, o leitor faz uma rápida viagem por seu conhecimento cultural e político em relação a icônicas figuras desses universos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;