Cultura & Lazer Titulo Pink Floyd
Discos ganham faixas inéditas
Por Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
12/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A obra da lendária banda britânica de rock progressivo Pink Floyd volta a ver a luz do dia e desta vez chega cheia de categoria e surpresas. Os lançamentos fazem parte do projeto 'Why Pink Floyd?'. Todos os discos foram remasterizados digitalmente e não perderam as características originais de áudio.

Além dos 14 discos de estúdio gravados pelo conjunto (EMI, R$ 34,90 em média cada) - todos chegam embrulhados em embalagem de papel e com livreto com fotos, letras e informações de cada disco -, DVDs e edições especiais com bônus também integram a obra. Para quem quiser arrematar todos os álbuns de uma só vez, saiu no exterior uma caixa, 'Discovery Boxset Edition', que traz, além dos 14 títulos, livro exclusivo com 60 páginas.

Grata surpresa fica por conta dos chamados álbuns 'Experience' (R$ 54, em média). Trata-se de pacote que reúne um disco clássico da banda mais CD extra recheado por gravações inéditas e ao vivo. Dois títulos já chegaram às lojas, 'The Dark Side of the Moon' - clássico por conter faixas brilhantes como 'Money', 'Us and Them' e 'The Great Gig in the Sky' - é um deles.

Gravado em 1973, o álbum traz nos extras da nova edição gravação de show de 1974, realizado no Empire Pool, em Wembley, Londres. A apresentação - com 'The Dark Side' na íntegra - é explosiva, e perfeita e dá direito a solos incendiários e emocionantes do guitarrista David Gilmour, improvisos maravilhosos, além das performances minuciosas e poderosas do contrabaixista Roger Waters, do baterista Nick Mason e do tecladista Richard Wright, morto em 2008.

Outra obra que chega na versão 'Experience' é 'Wish You Were Here'. O disco, que tem no cardápio as composições 'Shine On You Crazy Diamond', 'Have a Cigar' e a deliciosa faixa homônima, tem bônus de dar água na boca. Além de temas como 'Raving and Drooling' e 'You've Got to be Crazy', também do show de Wembley, versões alternativas para 'Have a Cigar' e 'Wish You Were Here' fazem valer o investimento.  

Necessários:

The Dark Side of The Moon é a obra grandiosa do grupo com canções de extrema originalidade. O show que chega agora à nova edição é fantástico de ponta a ponta.
Entre os momentos mais emocionantes, 'Breathe (In the Air)'. Além dos belos arranjos instrumentais, tem a voz de David Gilmour em um de seus melhores momentos.

Wish You Were Here foi outro disco que emplacou canções da banda. Nos extras, 'Shine On You Crazy Diamond', apresentada no show de Wembley um ano antes do álbum ser lançado. A faixa homônima, uma das mais bonitas da história do rock, ganha versão com participação do violonista francês Stéphane Grapelli, morto em 1997.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;