Economia Titulo IPVA
Falha em site prejudica 240 mil para pagar IPVA

Quem tentou consultar e emitir guias recebeu mensagem de erro ou aviso de que Renavam não estava cadastrado

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
09/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Uma falha no site da Secretaria da Fazenda de São Paulo na quinta-feira, durante boa parte do dia, prejudicou o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2% dos 12 milhões de proprietários de veículos no Estado, o equivalente a 240 mil pessoas.

Os condutores que tentaram consultar e emitir guias do IPVA 2009 receberam uma mensagem de erro ou a informação de que o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) não estava cadastrado.

Sites de bancos conveniados ao pagamento do imposto também apresentaram problemas. A pane aconteceu na véspera do vencimento da primeira parcela de quem possui placa com final um, ou seja, hoje.

O administrador de empresas André Ferreira tentou pagar o imposto por meio da página do Banco Itaú na manhã de ontem. Entretanto, aparecia uma mensagem dizendo que o site estava temporariamente com problemas. Ele só conseguiu efetuar o débito meia hora depois. "Meu IPVA vence somente dia 12, mas como entro em férias, precisava resolver isso o mais rápido possível", explica.

Segundo a secretaria, a falha foi corrigida na tarde de ontem. Caso a dificuldade reapareça, a recomendação dada é para repetir a operação. "De forma alternativa, o proprietário de veículo pode informar-se sobre o valor do imposto pelos avisos enviados pelos correios, na rede bancária ou pelo 0800 170 110", diz o informe do órgão público.

Aqueles que quitarem o valor à vista, em janeiro, possuem 3% de desconto. O pagamento pode ser feito em até três vezes.

As datas para quitar o IPVA ou pagar a primeira parcela têm início hoje e vão até o dia 22 deste mês, de acordo com o final da placa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;