Economia Titulo Sem reajuste
Aumento para aposentados é adiado

Criado em 2003, projeto de lei que concede aumento para os aposentados ainda não foi votado em plenário

Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
09/10/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Mais uma vez os 235.011 aposentados do Grande ABC e os 14.240.978 do País, terão de esperar pelo almejado reajuste salarial. Criado em 2003, o projeto de lei que concede aumento para os aposentados e pensionistas, ainda não foi votado. A espera de cinco anos foi prolongada mais uma vez, na última quarta-feira, com o cancelamento da votação pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado.

O projeto n°.58/03, de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS), visa atualizar os valores das aposentadorias e pensões mantidas pela Previdência Social, para restabelecer o salário dos aposentados equiparado com os reajustes do salário mínimo na época da concessão.

"O valor do reajuste do recurso pode chegar a 70%, dependendo do tempo de aposentadoria. Quem encerrou as atividades ganhando cerca de 10 salários mínimos deveria receber R$ 4.150 e não menos de R$ 2 mil. Isso não significa quebrar a Previdência, até porque, as aposentadorias não fazem parte dos benefícios, que devem ser pagos pelo Governo", explica o secretário geral em exercício da Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos), José Lopes de Almeida.

O presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados no Estado de São Paulo, Carlos Andreu Ortiz, acredita que a melhor saída é discutir a proposta feita pelo Governo. "Temos de estudar a recuperação da aposentadoria. O importante é que a categoria volte a consumir, ser ativa no mercado."

PROTOCOLO - Almeida conta que a votação não aconteceu ontem por falta de quórum (número mínimo de parlamentares). Isso porque, muitos políticos ainda estão em suas cidades e Estados, devido ao segundo turno das eleições. "Além disso, o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), solicitou, por meio de requerimento ao Paulo Paim, que seja feita uma audiência pública para debater o tema antes da votação. Se fosse aprovada, seguiria para a sanção do Presidente, já que é de caráter terminativo."

Para acompanhar de perto, o presidente da Cobap, Benedito Marcílio, embarcou ontem para Brasília. "É direito dos aposentados ter os salários reajustados. Por isso, recolhemos mais de mil assinaturas até o Senado".

Segundo o secretário geral da Cobap, a audiência ficou marcada para o dia 29 deste mês, às 10h. E a votação para 5 de novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;