Esportes Titulo Série A-2
Santo André se supera
e bate Grêmio Osasco

Resultado de 3 a 2 em cima do adversário colocou de vez
o Ramalhão na briga por uma vaga na segunda fase da A-2

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
28/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Com disposição de sobra, o Santo André deu sequência à boa fase no Paulista da Série A-2, bateu o até então vice-líder Grêmio Osasco por 3 a 2, ontem, no Estádio José Liberatti, e se colocou de vez na briga por vaga na segunda fase. Luciano Henrique, William Xavier e Otávio garantiram a vitória do time andreense, cada vez mais próximo do G-8, com 15 pontos.

O time foi a campo armado num falso 4-4-2. Apesar de três volantes e dois laterais, Jardel fazia a função de terceiro zagueiro e liberava as investidas de Nequinha e Marcio Careca pelas alas. Luciano Henrique, mais uma vez, foi o responsável pela criação, enquanto Gustavo e Fábio Santos estavam no comando ofensivo.

O ritmo ramalhino foi alucinante desde o minuto inicial, quando Gustavo perdeu a primeira chance - Yamada defendeu. Muito superior, a equipe mantinha a posse de bola, rodava e buscava espaços na zaga adversária. E tinha sucesso, mas o velho problema da falta de pontaria ou do excesso de preciosismo pesava. Luciano Henrique (duas vezes), Fábio Santos e Gustavo (de voleio) desperdiçaram.

Mas aos 36, Fábio Santos recebeu de Ramalho e foi derrubado por Yamada. Luciano Henrique cobrou o pênalti e abriu o placar.

No segundo tempo, quando se esperava mais pressão andreense, uma ducha de água fria. Aos dois, Dedé chutou, Rodrigo Viana espalmou para o lado e Luís Ricardo empatou.

Mas o Santo André não se abateu e buscou novamente a vantagem. Aos 14, Ramalho lançou William Xavier, o atacante ganhou do zagueiro no corpo e bateu no canto: 2 a 1.

Confortável no placar, o Ramalhão tentou manter a posse de bola, mas levou susto aos 31, em chute cruzado de Renatinho. Aos 37, porém, em lance polêmico, a arbitragem marcou pênalti de Jardel sobre Alê. William cobrou e igualou.

Mas demonstrando preparo físico incrível, o Santo André não se abalou e, aos 40, Luciano Henrique levantou na área, William Xavier ajeitou de cabeça e Otávio garantiu a vitória.

Otávio comemora gol decisivo

Autor do gol que deu a vitória ao Santo André diante do Grêmio Osasco aos 40 minutos do segundo tempo, o zagueiro Otávio comemorou e muito na porta do vestiário. O principal motivo, segundo ele, foi conseguir sair com os três pontos, mesmo após o árbitro assinalar pênalti duvidoso que terminou com o gol de empate (2 a 2) do adversário.

"Todo jogo estamos saindo engasgados com a arbitragem. Mas hoje (ontem) não teve jeito. Fizemos um trabalho excelente e saímos com a vitória", explicou o defensor.

Nas dez rodadas anteriores, o zagueiro teve pelo menos cinco oportunidades de balançar a rede, todas de cabeça. Ontem, porém, deixou sua marca com o pé. "Demorou a sair, tive várias chances para marcar e hoje (ontem) tive a felicidade deste gol muito importante", exaltou Otávio, que dedicou o gol à mulher.

Em ascensão, Ramalhão contém a euforia no Paulista

Euforia contida no vestiário do Santo André após a suada vitória por 3 a 2 sobre o Grêmio Osasco, ontem à tarde, na casa do adversário. O aparelho de som com música em alto volume dava o tom da alegria e satisfação de jogadores, comissão técnica e diretoria, que, por outro lado, buscavam manter a calma sobre a boa fase do time, que está em franca ascensão - completou cinco jogos sem perder no Paulista da Série A-2, sendo três triunfos e dois empates.

"Estamos com os pés no chão", repetiu algumas vezes o técnico Arnaldo Lira. "Não temos euforia nenhuma", emendou o presidente Celso Luiz de Almeida, que explicou o motivo para tal contenção. "O campeonato é muito difícil. Na semana passada estávamos a um ponto da zona de rebaixamento. Agora demos uma boa subida", justificou.

Na visão do atacante William Xavier, a vitória sobre o até então vice-líder do campeonato serve para afirmar o Santo André como um dos grandes times do torneio. "Foi jogo difícil, mas pudemos mostrar o que queremos na competição. A vitória veio para coroar o trabalho de quem quer vencer. Com humildade, estamos no caminho certo", disse.

O presidente ramalhino segue com o discurso de que o time "está trabalhando para subir degrau a degrau e escapar de qualquer risco", mas o técnico Arnaldo Lira já vislumbra horizontes maiores. "Dos quatro últimos jogos, fizemos três fora de casa e vencemos todos (Grêmio Catanduvense, Grêmio Barueri e Grêmio Osasco). A partir daí, queremos primeiro entrar no G-8 para depois nos manter por lá."

Coesos na obtenção de resultados positivos e na busca por reforços, dirigente e comandante só divergiram sobre o pênalti a favor do time osasquense. "Acho que foi", comentou Celso Luiz de Almeida. "Estão todos de parabéns pelo espírito de luta e vontade. Foi partida complicada, na qual todos superaram o emocional de um pênalti que não teve nada a ver, que ninguém entendeu ou viu", afirmou Lira.

Diretoria anuncia cinco reforços para completar elenco

A diretoria do Santo André anunciou ontem à tarde cinco reforços para a sequência do Paulista da Série A-2. Com o intuito de completar o elenco e oferecer opções ao técnico Arnaldo Lira, foram trazidos o lateral-direito Rodrigo Heffner, o lateral-esquerdo George, o volante Alexandre, o meia Danilo Cruz e o atacante Carlinhos.

Todos serão apresentados hoje à tarde, no Estádio Bruno Daniel, mas já geram boas expectativas no treinador e na diretoria. "Estão vindo no momento certo para encorpar o elenco. Não podemos e não vamos pecar por omissão. Agora temos jogadores suficientes para todos os setores", destacou o presidente Celso Luiz de Almeida. "Campeonato com jogos de quarta-feira e sábado podem ocasionar problema. A diretoria está fazendo a parte dela e nos trazendo opções", emendou Arnaldo Lira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;