Turismo Titulo
Pela Wall Street brasileira
Por Luciana Yamashita
Especial para o Diário
10/01/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


No Centro Histórico, a Rua XV de Novembro merece ser visitada. A via, que preserva as características da arquitetura do século passado, já foi considerada a Wall Street brasileira por abrigar despachantes, construtoras e casas bancárias. É lá que está o prédio da antiga Bolsa Oficial de Café, sede do Museu dos Cafés do Brasil, o primeiro dedicado ao grão.

Inaugurado em 7 de setembro de 1922, em comemoração ao centenário da Independência, o edifício centralizava as operações comerciais de café e consolidou a cidade como a maior exportadora nacional do produto até hoje.

Na época, era o prédio mais alto da rua, com cerca de 40 metros. Na entrada, oito colunas de granito rosa e o piso de mármore colorido chamam atenção. No teto do Salão do Pregão, um vitral do artista Benedito Calixto, que é santista, retrata episódios históricos da Nação tupiniquim.

Para descansar, dirija-se à Cafeteria do Museu, onde é possível comprar vários tipos de café de diferentes partes do Brasil. Aproveite e tome um expresso, que custa R$ 2. Outra atração é a réplica de uma máquina de torrefação em funcionamento.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;