Cultura & Lazer Titulo Exposição
Memória na pele

O Sesc Santo André abriga a partir desta quarta-feira a mostra Retratos Delas com suas Fotos

Julio Ibelli
Especial para o Diário
01/10/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


O Sesc Santo André abriga a partir desta quarta-feira - Dia Nacional do Idoso, e até o fim do mês, no saguão do Teatro, a mostra Retratos Delas com suas Fotos, com entrada gratuita. Nas fotos, 16 mulheres de 64 a 86 anos têm projetadas, sobre os corpos nus (alguns seminus), imagens que foram resultado da oficina Lambe-lambe Contemporâneo, com a fotógrafa Tika Tiritilli e a atriz Mônica Sucupira. Algumas das participantes estarão no Sesc hoje para a abertura da exposição, às 16h.

A atividade ocorreu entre janeiro e março de 2007 no Sesc Consolação, em São Paulo, e tencionava resgatar histórias do passado na relação entre as participantes e a cidade. "Foram várias fotos na Mooca, onde muitas delas buscaram a casa onde nasceram e viveram", diz Tika, sobre o bairro marcado pela imigração italiana na Capital.

A oficina, porém, incluía vivências de teatro orientadas por Mônica, que tem experiência na preparação de atores. "Foi para deixá-las sem vergonha", admite Tika, com exercícios corporais de sensibilidade ou brincadeiras.

Aproveitando o segundo momento da aula em que ficavam mais soltas, Tika e Mônica registravam em vídeo depoimentos íntimos das senhoras, que contaram sobre família, segredos, afetos (e desafetos). "São depoimentos riquíssimos, mais do que as fotos", afirma Tika. "Renderiam um curta ou até um média-metragem."

No último mês de oficina, Tika ‘penou' para ensinar conceitos básicos de fotografia. As alunas enfrentaram dificuldades na parte técnica. A proposta era entregar uma imagem como resposta à pergunta ‘que lembrança, lugar ou fato levariam para sempre de São Paulo?'. Um vídeo de 15 minutos com a saída das senhoras para registrar as fotos na cidade faz parte da exposição no Sesc, e traz também as duas últimas aulas do curso ministrado por Mônica.

Para quem ficou com vontade de curtir a experiência na pele, a atriz ministra um curso-relâmpago quinta-feira (2), das 14h às 16h, com inscrição gratuita no Sesc (Rua Tamarutaca, 302, tel.: 4469-1200).

NUDEZ
A agenda cheia das alunas surpreendeu Tika. "Janeiro não foi uma boa época para a oficina, já que eles viajam muito."
Porém ela logo identificou que opções esportivas e turísticas não faltavam àquela faixa etária, o que a levou à formatação do projeto, contemplado com o prêmio PAC de Fotografia pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e apoio do Sesc.

Com o cronograma apertado, passou as fotos da cidade direto para o slide - foi só então que as senhoras souberam do nu. E a maioria delas adorou. "Sempre quis fazer" e "se soubesse já teria feito" foram algumas das respostas que ouviu a fotógrafa, formada também em Psicologia.

Uma das senhoras, no entanto, teve um atrito com a família e acabou não posando - eram para ser 17 modelos, e não 16. "Quem sabe um dia ela ainda nos procure para bater a foto", afirma.

Já o único homem que se aventurou pelo curso (foram cerca de 45 inscritos no total) não conseguiu chegar até a segunda aula, mas justificou a desistência ao admitir constrangimento com os exercícios corporais da oficina. "Queríamos muito a participação de um homem. Pelo menos ele foi franco", diz Tika.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;