Cultura & Lazer Titulo Novela
Três mocinhas, uma vilã e altas ondas

Saiba quem é quem na nova trama das 19h da Globo, que estréia nesta segunda com cenários paradisíacos

Por Mariana Trigo
Da TV Press
14/09/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


A Globo aproveita a marola das altas temperaturas que anunciam o verão para lançar uma trama praiana, ensolarada e pueril. Três Irmãs, que estréia no próximo dia 15, é quase uma compilação do que o autor Antônio Calmon mais escreveu em sua trajetória: histórias de surfe mescladas com comédias românticas e vilões pitorescos.

Com cenários paradisíacos das ondas de Bali, na Indonésia, avançados efeitos especiais e muita ação, a novela conta a história da família Jequitibá, que fundou a fictícia cidade Caramirim, no litoral fluminense, onde se desenrola a história dirigida por Dennis Carvalho.

Para a trama, o diretor conseguiu reunir um elenco de novela das oito. As irmãs Dora, Alma e Suzana, respectivamente de Cláudia Abreu, Giovanna Antonelli e Carolina Dieckmann são os xodós da matriarca Virgínia, de Ana Rosa. "Gosto de falar sobre surfe desde que filmei Menino do Rio, em 1982. Posso ser o pior dramaturgo do mundo, mas sou o homem que mais falou sobre surfe em novelas", orgulha-se Calmon.

Na história, "o eterno feminino" prevalece. Tendo como cenário a bela e fictícia Praia Azul, parte mais badalada do balneário de surfistas, as irmãs vivem histórias de amor insossas até se depararem com três forasteiros das ondas.

O sofrido Bento, de Marcos Palmeira, o irreverente Gregg, personagem de Rodrigo Hilbert, e Eros, o rebelde de Paulinho Vilhena, se envolvem respectivamente com a deslumbrada viúva Dora, a destrambelhada ginecologista Alma e a meiga surfista Suzana.

"Com essa personagem, me sinto muito mais à vontade para ousar e brincar", anima-se Giovanna. "Mas também vamos falar sério. O Gregg defende a natureza com unhas e dentes na história", adianta Rodrigo Hilbert.

Para atrapalhar não só os romances, como a saúde da mãe Virgínia, de Ana Rosa, a pérfida vilã Violeta, de Vera Holtz, surge como uma bruxa com visual de megera de quadrinhos. "Estou adorando deixar meu cabelo natural. Não vou precisar tingir por um ano!", comemora a atriz. Numa discussão com Virgínia, a personagem malvada revela que foi amante de Augusto, o falecido marido da matriarca.

Com a notícia, Virgínia tem um AVC e passa a conversar com o ex-marido morto. "Ela volta mais forte do coma e decide combater a Violeta de frente. Agora ela vira páreo para a vilã", diverte-se Ana Rosa.

Outro personagem inesperado chega à pequena Caramirim. Com visual de Mary Poppins - a babá do filme homônimo que desce das nuvens, segurando um guarda-chuva como pára-quedas -, Waldete, de Regina Duarte, aterrissa misteriosamente na trama.

Logo conquista vários amigos e começa a trabalhar como governanta na casa de Violeta. A vilã acaba aceitando a empregada após ser ameaçada de ter revelado um antigo segredo. "Nos inspiramos num clássico delicioso e a Mary Poppins é a única personagem que me vem à cabeça quando se trata de governanta. Quero que ela encante as crianças", torce Regina.

Efeitos ‘fabricam' surfistas

Além do clima romântico da novela Três Irmãs, Calmon pretende entrar em assuntos mais densos. Cecília Dassi, por exemplo, vive a personagem Natália, que sofre as conseqüências desagradáveis da gravidez na adolescência. Com isso, ela é pressionada a se casar com Pedro Henrique, personagem de Ivan Mendes.

"Também vou abordar o problema seríssimo das doenças sexualmente transmissíveis através da personagem da Giovanna Antonelli, que é ginecologista", adianta Calmon.

Entre pais e filhos, o surfista Sandro, de Marcello Novaes, também sofre com um drama: Eros, de Paulinho Vilhena, o procura afirmando que ele é seu pai.

Filho de Walquíria, de Maytê Proença, Eros foi criado pela mãe, que decidiu abandoná-lo ao descobrir que ele gasta o dinheiro dos estudos em viagens de aventura para surfar.

"Nossa idéia inicial era gravar no Havaí, mas falamos com especialistas que garantiram que Bali teria as melhores ondas nessa época do ano. Fizemos 10 dias de gravações intensas", entusiasma-se Dennis Carvalho.

Paraty - Caramirim, a fictícia cidade de Três Irmãs, retrata uma espécie de paraíso a beira-mar. Por isso, na composição da cenografia, a equipe do cenógrafo Keller Veiga se inspirou nas construções de Paraty - litoral Sul do Estado do Rio - para erguer as duas cidades cenográficas da trama.

Numa delas, que será na vila da Praia Azul, um enorme painel para realizar o recurso chroma key, com 400 m², foi construído para a inserção de imagens do mar - que serão da Praia de Grumari, no Rio de Janeiro.

"Um dos principais recursos das cidades cenográficas é o paisagismo. As plantas bem exuberantes passam mais realismo nas cenas", ensina Keller.

Truques - Para também trazer verossimilhança às cenas de surfe, os atores Rodrigo Hilbert, Marcello Novaes, Kayky Brito, Paulinho Vilhena, Marcos Palmeira e Leonardo Carvalho foram para Los Angeles para participar da primeira etapa dos efeitos especiais.

Eles foram fotografados por um equipamento que capta todas as expressões faciais dos atores e cria uma malha virtual que é inserida na imagem do rosto dos dublês surfando.

Após oito etapas de captação - as mesmas utilizadas em longas, como Homem-Aranha 3, Super-Homem e King Kong -, são possíveis até imagens do rosto dos atores em slow motion em ondas gigantescas.

"Fazer efeitos especiais desse nível e em tempo recorde, que é o exigido pelas novelas, é absolutamente complexo porque temos de desenvolver as ferramentas em uma extensa pesquisa de novas tecnologias", valoriza Francisco Lima, da área de Pesquisa e Desenvolvimento da Globo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;