Setecidades Titulo Dia Mundial Sem Carro
Candidatos de Ribeirão sairão sem carro
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
14/09/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Os três candidatos à Prefeitura de Ribeirão Pires aderiram à campanha lançada no último dia 1º pelo Diário com o lema Sabendo Usar Não Vai Parar para celebrar o Dia Mundial Sem Carro, comemorado no próximo dia 22. Todos disseram que deixarão o automóvel na garagem e farão campanha a pé na data.

O prefeiturável Valdírio Prisco (PSDB) promete andar cerca de dez quilômetros. "Vou fazer caminhadas a pé. A intenção é organizar todos os candidatos a vereador para fazermos um grande passeio pela cidade para comemorar a data."

Entre as atividades do atual prefeito e candidato a reeleição, Clóvis Volpi (PV), está o envio de e-mails para todos os funcionários da Prefeitura. "Solicitarei que, se possível, os departamentos diminuam os carros da frota que circulam pela cidade neste dia."

O Mário Nunes (PT) acredita que o Dia Mundial Sem Carro é importante para conscientizar as pessoas sobre o uso desordenado do automóvel. Entre as atividades que desenvolverá no dia estão caminhadas e orientação à população. "Vou gastar sola de sapato, pois não tenho bicicleta para pedalar. Também pedirei aos candidatos majoritários da legenda a fazer o mesmo."

Frota - Dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) apontam que Ribeirão Pires possui uma das menores frotas automotivas do Grande ABC, ficando à frente somente de Rio Grande da Serra. No primeiro semestre deste ano, a cidade contabilizou 38.477 carros ante 8.364 de sua vizinha.

ONG chegou a fazer protesto em Brasília

Brasília, a cidade que deveria servir de exemplo para o restante do Brasil, já que é sede do governo federal, não incentivou o Dia Mundial Sem Carro de 2007.

Em protesto, a ONG Rodas da Paz realizou uma pedalada pela cidade para não deixar a data passar em branco. A pedalada reuniu cerca de 300 pessoas. Para Maurício Gonçalves, presidente da ONG, faltou apoio do poder público do Distrito Federal no ano passado. "Procuramos o governo para pedir apoio a várias atividades esportivas e de turismo, mas não houve resposta."

Gonçalves lamenta a posição dos governos distrital e municipal. "Esse é um dia de reflexão para que as pessoas pensem em alternativas para se deslocar, como transporte público e bicicleta", afirmou Gonçalves.

Este ano, segundo Caroline Aguiar, integrante da ONG, ainda não foi definida a ação para celebrar o dia. "Estamos conversando com os ativistas para fechar as atividades."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;