Cultura & Lazer Titulo Cinema
Cao Hamburger prepara dois filmes
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
07/05/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


A pecha ‘diretor infantil' tem ficado cada vez mais para trás para Cao Hamburger. Depois de cerca de dois anos trabalhando seu segundo longa, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, o cineasta paulistano mergulha na preparação de dois filmes adultos e na segunda temporada da série Filhos do Carnaval, produzida pela HBO, que deve estrear em fevereiro do próximo ano.

Entre uma pergunta e outra dos universitários da Faenac (Faculdade Editora Nacional), em São Caetano, onde realizou palestra na noite de segunda-feira, Hamburger, conhecido pelos programas educativos, revelou agenda intensa fora da seara da criançada.

"Estou escrevendo dois roteiros de longa-metragem simultaneamente. Xingu, projeto com a (diretora) Anna Muylaert, é sobre a relação entre brancos e índios. Já UTI estou fazendo sozinho e é sobre a morte", contou o diretor, que esteve na cidade para contar curiosidades sobre sua carreira, dentro da programação do 1º Festival de Vídeo de São Caetano.

O diretor divertiu-se ao lembrar da primeira experiência atrás das câmeras, em 1980, "quando nem havia vídeo", que lhe valeu participação em um festival do gênero. "Um curta de 42 segundos, filmado em Super 8, chamado Apagando a Velhinha", afirmou.

Hamburger não negou o apreço em trabalhar com e para crianças . "Não foi algo muito consciente. Antes de cinema e TV, queria ser músico e meu primeiro trabalho foi como professor de música de crianças", relembrou ele, diretor de Castelo Rá-Tim-Bum e outros infantis.

A grande curiosidade dos estudantes girava em torno das apostas do mercado audiovisual, dada a uma certa crise no setor - que Hamburger não nega. Tanto que desenvolve, para o canal Futura, um programa que vai analisar todas as possibilidades de TV e cinema em tempos de revolução digital. "Estou produzindo de longe. Chamei três garotos de 23 anos pra tocar o projeto. Vai ter muito humor e informação", antecipa. A equipe do projeto, que ainda não tem título, deve rodar piloto em breve. A estréia é prevista para daqui a dois meses.

Festival recebe inscrições

As inscrições para o 1º Festival de Vídeo de São Caetano seguem até o dia 30 deste mês. Moradores de toda a Grande São Paulo podem participar. Basta ter mais de 12 anos. Os formulários de inscrição devem ser retirados na Diretoria de Cultura da cidade, à Estrada das Lágrimas, 515, bairro São José.

Os interessados devem seguir o tema Como Eu Vejo o Mundo Amanhã e entregar seis cópias em DVD do trabalho, que não pode ultrapassar dez minutos. O material deve ser encaixotado ou envelopado e todas as cópias devem conter o título do projeto. Todos os gêneros serão aceitos e concorrerão entre si.

Os filmes podem ser captados em qualquer formato - 35 milímetros, 16 milímetros, betacam, mini DV e até celular, desde que sejam entregues como DVD. Os prêmios variam de R$ 500 a R$ 1.500. O regulamento completo pode ser visto no site www.saocaetanodosul.sp.gov.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;