Política Titulo DGABC Pesquisas
Eleitor de S.Bernardo rebaixa avaliação da gestão Luiz Marinho

Único prefeito em segundo mandato no Grande ABC, petista recebe nota 5,6 dos são-bernardenses, que em julho conferiram conceito 5,7

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
15/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Moradores de São Bernardo reduziram a nota ao governo do prefeito Luiz Marinho (PT) na nova rodada de avaliação de gestão feita pelo DGABC Pesquisas, a pedido do Diário. O petista recebeu 5,6 dos são-bernardenses, que, em julho, haviam creditado conceito 5,7 ao único chefe de Executivo da região em segundo mandato.

Em 40 dias, cresceu também o volume de críticos ao trabalho do afilhado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Se em julho 23,8% reprovavam a administração do PT (sendo 9,9% classificando como ruim e outros 13,9% como péssimo), agora o governo Marinho é rejeitado por 27,2%, sendo 17,2% de péssimo. A aprovação é de 45,4%, 24,7% dos entrevistados opinaram pela regularidade do trabalho e outros 2,7% não souberam responder.

Índices negativos podem ser explicados pelo engajamento de Marinho na corrida eleitoral e pela ausência do chefe do Executivo no 18º andar do Paço. Não foram raras as vezes em que o petista foi flagrado, em horário de expediente, pedindo votos para Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição à Presidência da República, ou a Alexandre Padilha, nome do PT ao governo paulista.

Há também aumento da insatisfação pelos poucos esclarecimentos de obras de grande impacto, principalmente no centro comercial da cidade. O Projeto Drenar, que tenta acabar com as enchentes do município, vai afetar diretamente comerciantes da Rua Jurubatuba, que há meses aguardam reunião definitiva com o prefeito para tratar o assunto.

Desde a primeira rodada de avaliação dos prefeitos feita pelo DGABC Pesquisas, em junho de 2013, a administração Marinho perdeu 0,5 ponto entre o eleitorado são-bernardense – o mesmo que, no pleito, atribuiu novo mandato ao ex-ministro de Lula no primeiro turno. A segunda passagem do petista na Prefeitura tem sido marcada por escândalos, como o desvio de R$ 4 milhões comprovados pelo Ministério Público na Secretaria de Educação.

Aceitação ao governo Marinho registrou queda até mesmo entre eleitores que declararam ter votado no petista em 2012. Em julho, a nota do atual chefe do Paço de São Bernardo foi 6,7 entre quem lhe confiou novo mandato. Agora o conceito é 6,6, com 15% de rejeição. Para os apoiadores de Alex Manente (PPS), principal adversário do prefeito na eleição municipal de dois anos atrás, a gestão do PT mereceu nota 4,4.

O petista registra seu melhor desempenho entre os analfabetos ou com Ensino Fundamental incompleto (nota 6,4 e aprovação de 53,5%), idosos (conceito 6,2 e aceitação de 46%) e famílias com renda familiar de até um salário mínimo (5,9 e elogios por parte de 52,4%).

Os mais críticos são jovens de 16 a 34 anos (com nota 5,2), com Ensino Superior completo (5,1 de média) e família com vencimento de um a dois salários mínimos (conceituação 5,3).

O DGABC Pesquisas entrevistou 400 moradores na quarta-feira. A margem de erro é de 5 pontos e o levantamento está registrado no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) sob protocolo SP-00030/2014.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;