Automóveis Titulo O que vem por aí
Calendário 2013 de lançamentos

Confira a (extensa) lista de modelos que desembarcarão no mercado brasileiro ao longo do ano

Vagner Aquino
Do Diário do Grande ABC
09/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Ao contrário de 2012, o marasmo marca o início deste ano. Ainda não há uma data definida para o primeiro lançamento de 2013 no setor automotivo. Porém, novidades não faltarão para os próximos 12 meses, que prometem bombar com inúmeros modelos para todos os gostos e bolsos.

Por falar em bolso, o brasileiro poderá se preparar para gastar menos com o carro zero. Pois é, algumas marcas (leia-se Chery, BMW, JAC Motors, entre outras) anunciaram - ou já começaram a construir - suas fábricas no País, o que, claro, deverá reduzir os preços de alguns modelos.

Entre palpites e incertezas, o Diário listou algumas novidades que deverão dar o ar da graça pelas ruas brasileiras até dezembro. Mas muitas fabricantes preferem não falar em datas exatas, como é o caso da Ford, que, mesmo apresentando a versão brasileira do New Fiesta já no Salão de São Paulo, prefere manter sigilo sobre seu lançamento.

Certo mesmo - e para os próximos dias - são os lançamentos do totalmente renovado Audi A3 Sport, do híbrido Toyota Prius (que, com um motor elétrico e outro 1.8 a gasolina, deve custar R$ 120 mil) e do HB20X, a versão aventureira do hatch de entrada da Hyundai, que promete chegar para estremecer - assim como o Honda Fit Twist - as vendas de modelos como VW CrossFox e Renault Sandero Stepway. O pseudoaventureiro de DNA sul-coreano será produzido na fábrica da marca sul-coreana em Piracicaba (SP) e terá - além da parafernalia off-road - suspensão elevada. O motor permanece o mesmo 1.6 16V Flex de 128 cv. Na transmissão, nada de novo. Continuam em cena as opções manual e automática. O novo i30 (já avaliado pelo Diário) completa as novidades do mês.

Em fevereiro, chega o Honda Civic com motor 2.0 FlexOne. Motorização que passará a fazer parte do portfólio do utilitário CR-V, a partir de abril.

Se as águas de março fecham o verão, como cantavam Tom Jobim e Elis Regina, elas abrem as portas para o Citroën DS4, já vendido na Europa.

Até o fim de março ainda pintam o sedã Nissan Altima - equipado com bloco 2.5 16V de 184 cv a gasolina e câmbio automático Xtronic CVT -, além do novo Land Rover Range Rover Vogue e dos Kia Cerato e Quoris. Poucos dias depois será a vez do aguardado Peugeot 208, que sairá das linhas de produção da fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, para incomodar os adversários Citroën C3, Chevrolet Sonic, Fiat Punto e Ford New Fiesta.

 

UTILITÁRIOS

E um dos segmentos mais rentáveis no Brasil está prestes a ganhar novos integrantes em 2013. A General Motors (que cumpriu a promessa de realizar sete lançamentos no ano passado) deverá atacar com o Trax. Nada foi especificado até o momento, mas sua motorização não deve fugir muito aos rivais Ford EcoSport e Renault Duster.

Nesse mesmo segmento, a Chery virá com o Tiggo FL ainda no primeiro semestre. O Celler é outra aposta da marca. O hatch com motor 1.5 Flex será o primeiro modelo da montadora a ser fabricado em solo brasileiro. O lançamento - da versão importada - era para ter acontecido em dezembro, mas foi preciso protelar para este ano.

Outro segmento que vem dando o que falar (além de muito lucro para as montadoras, claro) é o de sedãs. Com o sucesso das vendas de Chevrolet Cobalt, Nissan Versa e Fiat Grand Siena, a Volkswagen deve se incluir nessa disputa e importar o Santana, que volta ao Brasil tomando o lugar do Polo. Nada foi confirmado pela montadora.

Ainda sem data ou demais dados, devem aterrissar no Brasil em 2013: Chevrolet Malibu - que passou por aceitação durante o Salão de São Paulo -, Hynudai Santa Fe (3,3 litros V6 24V e 270 cv), os hatches premium Mercedes-Benz Classe A e Volvo V40 (que traz o inédito air bag para pedestres) e até mesmo a sétima geração do Golf. Rumores apontam que, finalmente, a VW do Brasil se alinhará à marca europeia. Afinal, o brasileiro ainda precisa se contentar com a quarta geração.

No fim do ano é a vez da Renault entrar em cena com a segunda geração de Sandero e Logan, que permanecerão com a mecânica inalterada.

Para os mais endinheirados, os luxuosos Jaguar F-Type - aquele, que rememora o cinquentão E-Type - e o Porsche 911 Carrera 4S Cabriolet, o descapotável de nada menos que 400 cv e quase 300 km/h de velocidade máxima.

Mas, se você é do povo, vale esperar pelo Chevrolet Onix com câmbio automático, que não deve demorar para chegar...




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;