Setecidades Titulo Mobilidade
Diadema projeta mais
4 ciclofaixas de lazer

Cidade passará a ter cinco pistas para pedalada aos
domingos; maioria ficará na Zona Oeste do município

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
30/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Para o ano que vem, a Prefeitura de Diadema projeta a criação de quatro ciclofaixas de lazer. Atualmente, a cidade tem apenas uma pista exclusiva para ciclistas aos domingos e feriados, localizada nos bairros Campanário e Taboão. Apesar de os projetos estarem concluídos, a execução depende do prefeito eleito Lauro Michels (PV).

O secretário municipal de Transportes, Ricardo Perez, informa que a maior das pistas ficará na Zona Oeste. Com oito quilômetros, a ciclofaixa ocupará toda a Avenida Doutor Ulysses Guimarães. Nas zonas Sul e Leste, o plano prevê criação de vias ligando a Estrada dos Alvarenga até o Terminal Piraporinha. A última, no Centro, tem como objetivo atender aos equipamentos esportivos da região.

Na avaliação do secretário, a cidade não comporta a criação de ciclovias ou de ciclofaixas definitivas, com funcionamento em todos os dias da semana. "Isso é por conta das características do nosso sistema viário, que tem ruas e avenidas muito estreitas. Ficaria complicado segregar uma pista para isso", explica.

Mesmo sendo destinada apenas para uso recreativo, a novidade agradou aos ciclistas que utilizam as avenidas escolhidas para o projeto. "Tudo bem que é só para diversão. Mas isso pode atrair novos adeptos ao uso da bicicleta e, com isso, chamar mais a atenção das prefeituras para tratar esse tema com mais cuidado", avalia o operário Walter Borges da Silva, 47 anos.

OUTRAS VIAS

Em Diadema, a ciclofaixa de lazer existente passa pelas avenidas Almiro Sena Ramos, Paranapanema e Luís Carlos Prestes. São Caetano tem pista para pedalada aos domingos e feriados na Avenida Tijucussu.
A Prefeitura de São Bernardo também planeja criar pistas de lazer nas avenidas Aldino Pinotti e Lauro Gomes. A previsão é que as ciclofaixas sejam pintadas até o fim do ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;