Setecidades Titulo Lauro Gomes
Estudantes cobram melhorias em Etec

Ensino é elogiado, mas falta infraestrutura; o colégio obteve o
melhor desempenho entre escolas públicas da região no Enem

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
24/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Estudantes da Etec Lauro Gomes, em São Bernardo, que obteve pelo segundo ano seguido o melhor desempenho entre escolas públicas da região no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011, cobram melhorias estruturais na unidade. Os prédios têm cerca de 50 anos e necessitam de adaptações de acessibilidade, manutenção do sistema elétrico e reforma de salas de aula.

"Às vezes, quando chove, algumas salas alagam. Apenas um dos quatro prédios foi reformado", comenta a estudante do 3º ano do Ensino Médio Fernanda Hernandes, 18 anos. O único bloco reformado a que se refere a aluna é o de número três, onde parte do forro e do telhado de uma das classes desabou enquanto cerca de 40 alunos assistiam aula de Português, em março.

Uma aluna de 15 anos, do 1º ano do Ensino Médio, revela que, há 15 dias, foi aberto buraco no asfalto próximo ao estacionamento. "Falta organização e investimento do governo do Estado para esses pequenos reparos", diz.

Em meio aos problemas estruturais, na avaliação do Enem do ano passado, a unidade obteve 594,93 pontos, ficando em 15º lugar entre todas as outras concorrentes do Grande ABC, incluindo as particulares. O bom desempenho, segundo a diretora Marly de Oliveira Moraes, é fruto de compromisso de docentes e estudantes. "Nossa responsabilidade com a educação está acima de qualquer problema estrutural", garante.

A qualidade do ensino na unidade é elogiada pelos alunos, que destacam o comprometimento de estudantes e profissionais durante as aulas. "A gente tem laboratórios de informática à disposição, aulas práticas e professores empenhados", observa um estudante do 1º ano do Ensino Médio.

REFORMAS
As intervenções para melhoria no bloco quatro têm previsão para serem iniciadas no ano que vem. As obras incluem reforma do anfiteatro e dos sanitários, instalação de elevadores e adequações de rampas de acesso, além da criação de dez salas de aula. A ampliação aumentará a capacidade de atendimento em até 400 vagas. "Estamos concluindo o processo de licitação", informa Marly.

O Centro Paula Souza - autarquia do governo do Estado mantenedora das Etecs - publicou edital para contratação de empresa responsável pela elaboração de projeto executivo da reforma e ampliação da unidade, localizada na Avenida Pereira Barreto, em julho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;