Setecidades Titulo Educação
Etec Lauro Gomes é destaque no Enem

Escola lidera ranking entre instituições públicas;
Termomecânica foi a melhor entre as particulares

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
23/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A Etec Lauro Gomes, em São Bernardo, obteve pelo segundo ano seguido o melhor desempenho entre escolas públicas da região no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Na prova do ano passado, a unidade obteve 594,93 pontos, ficando em 15º lugar entre todas as outras concorrentes do Grande ABC, incluindo as particulares. A Escola Municipal Professora Alcina Dantas Feijão, de São Caetano, alcançou média de 550,68 e foi a melhor instituição pública de ensino convencional.

As outras duas Etecs do Grande ABC - Júlio de Mesquita, em Santo André, e Jorge Street, em São Caetano - completam a lista das três melhores escolas da região bancadas pelo Estado. Os dados foram divulgados ontem pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

As escolas estaduais que não oferecem Ensino Técnico apresentaram resultados ruins. Das dez piores da região, todas são pertencentes ao Estado.

A pior média geral obtida na região foi a da EE Edmundo Luiz de Nóbrega Teixeira, em Rio Grande da Serra. Na lista com as unidades que obtiveram as dez piores avaliações, três são de Rio Grande da Serra, duas de Ribeirão Pires, duas de Mauá, duas de Santo André e uma de Diadema.

A unidade de ensino com pior nota em Rio Grande da Serra alcançou média geral de 447,16 - 204,85 pontos a menos do que a melhor colocada na classificação regional pelo terceiro ano consecutivo, o Colégio Termomecânica de São Bernardo.

O órgão federal divulgou apenas as notas das unidades de ensino em que mais de 50% dos alunos inscritos no 3º ano do Ensino Médio fizeram a prova. Entre as sete cidades, foram conhecidas as notas por área de conhecimento e na redação de 138 escolas, sendo 39 em São Bernardo, 38 em Santo André, 18 em São Caetano, 16 em Mauá, 13 em Diadema, 11 em Ribeirão Pires e três em Rio Grande da Serra.

Outra mudança foi que neste ano o MEC (Ministério da Educação) desprezou a nota da redação para o cálculo da média geral. Os estudantes foram submetidos a quatro provas: de Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, além da elaboração de texto.

O local com a melhor média nas quatro provas objetivas no País foi o Colégio Objetivo Integrado, de São Paulo, com 737 pontos. Na lista com as 20 unidades de ensino mais bem colocadas, 19 são privadas e apenas uma é pública.

RECEITA DO SUCESSO
A qualidade do corpo docente e equipe gestora, além da infraestrutura oferecida é a receita do sucesso do Colégio Termomecânica, avalia a diretora pedagógica da unidade de ensino, Cristina Favaron Tugas. Dessa forma, o resultado positivo é visto pela educadora como consequência do trabalho prestado.

Prova disso é a concorrência. Na prova para ingresso no colégio gratuito, mantido pela Fundação Salvador Arena. "No processo seletivo 2013 tivemos 4.200 inscritos para 103 vagas", destaca Cristina.

ESTADO
A Secretaria Estadual da Educação informou que, devido à antecipação dos dados pelo MEC, previstos para serem divulgados no dia 26, não teve tempo hábil de analisar os números e comentar os resultados.

Além disso, o Estado reiterou informações divulgadas pelo MEC, dizendo que a simples formação de ‘rankings' para qualificar ou desqualificar as escolas não pode ser a força condutora do debate pedagógico para a melhoria do Ensino Médio.

A Pasta ressaltou ainda que a participação no exame é de caráter voluntário e, com isso, a representatividade dos resultados varia de acordo com o percentual de participação de estudantes em cada escola.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;