Setecidades Titulo Saúde
S.Bernardo promove 1ª ação
de campanha contra dengue

Lançamento oficial ocorre a partir das 9h nesta terça-feira;
o principal objetivo é eliminar os casos da doença em 2013

Andressa Dantas
Especial para o Diário
20/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A primeira ação da campanha de combate à dengue de São Bernardo, realizada ontem na Praça da Matriz, no Centro, reuniu crianças, jovens e adultos no estande  preparado pela Prefeitura. Os visitantes paravam em frente à estrutura, curiosos para saber o porquê de ratos, morcegos, cobras e outros animais transmissores de doenças estarem expostos no local.

A iniciativa promoveu explicações sobre como combater o Aedes aegypti, além de orientar a população sobre outras medidas que devem ser tomadas para evitar doenças como a leptospirose, transmitida por ratos.

Por meio das ações adotadas pela Prefeitura, como visitas periódicas de agentes de Saúde aos bairros, o número de pessoas com dengue no município teve queda em 2012; passou de 89 casos autóctones (contraídos na cidade) em 2010, para apenas 11 neste ano.

"As pessoas param para ver os animais expostos. Aproveitamos para distribuir os folhetos explicativos sobre o combate à dengue e os jogos educativos com o mesmo tema", explicou a educadora Raimunda de Oliveira, 64 anos.

O material de apoio da campanha conta com jogo do mico da dengue, quebra-cabeça, iô-iô e folheto explicativo, que foram distribuídos também em escolas e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

"A gente sabe bem o que fazer para combater a dengue. Todo mês os agentes de Saúde passam nos bairros orientando os moradores a não deixar água parada em garrafas, vasos, pneus e outros recipientes", garante Adriana Barreto Manoel, 29.

Outro tema abordado na ação foi o combate ao rato de telhado, que pode se esconder nos forros das casas e se alimenta de restos de comida e lixo. O animal é responsável por transmitir doenças como leptospirose, raiva, micoses, sarna, entre outras. "Não sabia que existia um rato que vive em telhados. Às vezes a gente acha que o barulho é de gato, mas agora sei que pode ser um rato", afirmou Anete Figueiredo, 38.

Além da orientação sobre as doenças, a Secretaria de Saúde da cidade pretende reforçar que a dengue é uma enfermidade que tem riscos e, em alguns casos, mata. O projeto vai também intensificar o trabalho com crianças, porque elas têm papel educativo com os pais e podem mudar comportamentos familiares em casa.

Hoje, a partir das 9h, na UBS da Vila São Pedro, o prefeito Luiz Marinho participa do lançamento oficial da campanha, que contará com caminhada envolvendo agentes comunitários de Saúde, profissionais e comunidade. Após a solenidade, será apresentado o teatro de fantoches O Dengoso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;