Política Titulo Último dia
Secretário de Comunicação
deixa governo Luiz Marinho

Em conversa com prefeito semana passada, jornalista concluiu
que é o melhor momento para se dedicar ao projeto eleitoral

Beto Silva
do Diário do Grande ABC
30/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Hoje é o último dia de trabalho do secretário de Comunicação de São Bernardo, Edmar Luz de Almeida (PMDB), no governo Luiz Marinho (PT). Após conversa com o prefeito na semana passada, o jornalista decidiu que este é o melhor momento para se dedicar ao projeto político-eleitoral. Ele vai disputar pela primeira vez cadeira na Câmara em 2012.

O chefe do Executivo está na Suécia, onde permanece até sexta-feira, e deve oficializar o substituto na semana que vem. Especula-se que o secretário adjunto, Raimundo Silva, assuma o posto. Ele tem sido assessor direto de Marinho em assuntos relacionados à Comunicação e à imprensa.

Edmar vai abrir escritório político na Avenida Armando Ítalo Setti, na região central da cidade. Outros secretários da gestão petista devem tentar vaga no Legislativo no ano que vem. Entre eles Giba Marson (PV-Gestão Ambiental), José Cloves da Silva (PT-Obras) e José Luiz Ferrarezi (PT-Esporte).

Mas deverão deixar o governo perto do prazo final para desligamento, entre o fim de março e início de abril, como prevê a lei eleitoral. Indagado sobre a antecipação da saída, Edmar afirma que é "primo pobre" e "os outros estão melhor preparados e estruturados". "Não sei qual o tempo de cada um, mas o meu é agora. Tenho de iniciar o projeto, montar escritório, lançar site. Tenho de trabalhar mais."

A saída do jornalista Edmar Luz da gestão petista era especulada desde o segundo semestre de 2009, quando o PPS, comandado pela família Manente, deixou de participar do governo Marinho.

A secretaria fazia parte de acordo efetivado na eleição de 2008. O deputado estadual Alex Manente (PPS) ficou em terceiro lugar na corrida pelo Paço e apoiou o petista no segundo turno. Mas, sem participar efetivamente da gestão, mesmo com o comando da secretaria, rompeu com o chefe do Executivo.

Após a cizânia, Edmar permaneceu no cargo e continuou filiado ao PPS. Mas esteve de fato a serviço do PT. Lideranças do PPS afirmavam - e hoje corroboram - que o cargo já não era do partido. "Edmar Luz nunca representou o PPS no governo Luiz Marinho. A saída dele significa que retomamos a dignidade do nosso partido. Asseguro que os integrantes da nossa legenda estão satisfeitos com o posicionamento do prefeito", observa o presidente municipal do PPS, André Sicco.

No início de outubro, o secretário assinou ficha do PMDB no intuito de se candidatar a vereador. Na ocasião, deixou o cargo à disposição de Marinho, pois o partido ainda não apoia o projeto petista.

 

Posição - Edmar Luz respeita a posição do PMDB de trabalhar para lançar candidatura ao Paço, mas defende que o partido apoie a reeleição de Luiz Marinho. "É uma realidade mais palpável."

O pré-candidato peemedebista a prefeito, vereador Tunico Vieira, não vê enfraquecimento da legenda sem a secretaria e reafirma o projeto da corrida majoritária. "Edmar ingressou no PMDB sem compromisso com o governo. Nossa relação com o governo Marinho é boa, cordial, respeitosa, mas não temos nenhum acordo para 2012", reitera.

 

Balanço - Sobre os três anos em que dirigiu a Comunicação, Edmar Luz faz balanço positivo. "Quadruplicamos o Orçamento de publicidade, de R$ 6 milhões em 2009, para R$ 25 milhões em 2011. Assim, pudemos dar visibilidade à cidade, aos projetos, obras e programas."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;