Setecidades Titulo Defensoria
Casos de família lideram
procura por ajuda judiciária

Principais casos são de divórcio, pensão e guarda dos filhos;
eles representam cerca de 70% das assessorias realizadas

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
14/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Engana-se quem ainda acredita que advogado atende apenas aos mais ricos. Na região, pelo menos 12.620 pessoas procuram a cada mês ajuda para resolução de seus problemas jurídicos nas subseções da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), defensorias públicas ou prefeituras e são atendidos de forma gratuita. Os impasses familiares representam cerca de 70% das assessorias realizadas. Entre eles, destaque para pedidos de revisão de pensão alimentícia, divórcio e guarda dos filhos.

Exemplo disso é o caso da dona de casa Fernanda Correia de Brito Musto, 50 anos. A moradora de Santo André quer se divorciar do marido, com quem ficou casada por oito anos. "Ele não compareceu à primeira audiência porque estava com a perna machucada. Agora estou tentando marcar uma nova", diz. Se dependesse de advogado particular, ela garante que não se separaria por falta de verba.

Outro problema que envolve família é o do mecânico Luiz Capuano, 34. Ele foi convocado pela Defensoria Pública por falta de pagamento de pensão alimentícia para a filha de 10 anos. O mecânico, que não conhecia o serviço, diz que ainda tem dúvidas sobre a paternidade, mesmo tendo registrado a menina. "Vou continuar pagando até sair o resultado do teste de DNA."

O serviço é direcionado de forma específica aos mais necessitados, conforme prevê a lei 1.060/50. Com isso, durante a triagem, é preciso apresentar comprovante de renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Para o presidente da Comissão da Assistência Judiciária de Ribeirão Pires, Wilson Dicieri, o serviço é necessário, já que é obrigação do Estado disponibilizar defensor para quem não tem recursos financeiros para contratar advogado.

A área cível responde pela segunda colocação entre os serviços mais procurados. O segmento enquadra situações ligadas à reparação de danos materiais e morais. Já os casos de procura por ajuda na área penal são minoria.

ATENDIMENTO
Duas cidades oferecem atendimento vinculado às prefeituras. Em São Bernardo 4.200 munícipes recebem assessoria nas áreas de família, cível e defesa do consumidor por mês. Já São Caetano prioriza assistência na área cível e beneficia 600 pessoas.

Santo André e São Bernardo contam com unidades da Defensoria Pública do Estado. Nestes pontos, é possível procurar ajuda nas áreas cível, criminal, de família e de fazenda pública. Juntas, as duas cidades realizam em média 5.500 atendimentos por mês.

Nas demais cidades - São Caetano, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires - a assessoria é feita nas sedes da OAB. São em média 2.300 pessoas beneficiadas mensalmente.



Falta de documentos atrasa atendimento

A falta de documentação ainda é o principal motivo para que a população precise ir a um dos pontos de atendimento jurídico mais de uma vez. Segundo defensores, poucas são as pessoas que chegam ao local de assistência gratuita com RG, CPF, comprovantes de endereço e de renda, certidões de casamento atualizada e de nascimento dos filhos.

Apesar de o atendimento ser realizado, a demanda é sempre maior do que a oferta, explica a coordenadora da Defensoria Pública de São Bernardo, Mariana Costa de Paiva. Segundo ela, é preciso repassar parte dos casos para advogados conveniados, devido ao excesso de trabalho. "O repasse é pequeno, mas necessário."

Após a retirada da senha, a população costuma aguardar entre 15 a 20 minutos para ser atendida. O tempo de resolução varia de acordo com cada caso, explica o presidente da Comissão de Assistência Judiciária de Mauá, Rafael da Silva Araújo. "Há pessoas que saem com seu problema resolvido no mesmo dia."

Mas não é preciso amargar horas na fila para ser ouvido. A maior parte dos locais mantém sistema de distribuição de senhas durante parte da manhã. Com isso, todos que procuram o serviço dentro do horário definido serão atendidos. Quem pode melhor falar sobre isso é a dona de casa Maria Telma, 56 anos. Ela arriscou chegar ao posto da Defensoria em Santo André às 9h, mesmo sabendo que a retirada de senha acontece entre 8h e 9h30. "Quando estava no ponto de ônibus tive que voltar para casa porque havia esquecido um documento", lembra.

Essa foi a segunda vez que ela foi até a Defensoria. Maria tenta na Justiça o direito de continuar a receber a aposentadoria do companheiro, que está em coma há sete meses, após ter sofrido um AVC (acidente vascular cerebral). "Estamos juntos há 12 anos, mas não somos casados oficialmente", diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;