Setecidades Titulo Trânsito
Prefeitos querem viaduto no Piraporinha

Diadema e São Bernardo iniciam planejamento para elevado de 3 quilômetros

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
13/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Diadema e São Bernardo discutem de forma conjunta construção de viaduto com início nas proximidades do Hospital Municipal de Diadema, passando por cima do Largo de Piraporinha e terminando em São Bernardo. O elevado de cerca de três quilômetros está em fase inicial de elaboração do projeto executivo e depende de recursos do governo federal. O investimento previsto é de R$ 93 milhões, e deve beneficiar 40 mil pessoas por dia.

O projeto foi detalhado durante vistoria realizada ontem pelos prefeitos Mário Reali e Luiz Marinho (ambos do PT) na divida entre os dois municípios, onde são realizadas obras de drenagem, canalização e viárias. Ambos destacaram a importância do trabalho em conjunto para aliviar o tráfego em avenidas nas divisas, como é o caso do cruzamento das avenidas Piraporinha e Robert Kennedy.

O projeto prevê ainda faixa preferencial de transporte coletivo de nove quilômetros para interligar os bairros Eldorado e Piraporinha. O percurso será pelas avenidas Nossa Senhora dos Navegantes, Pirâmide, Rio de Janeiro, Eldorado, Casa Grande e Piraporinha. Outras melhorias são a revitalização do Terminal Eldorado, recapeamento e sinalização viária.

Reali destacou que Diadema não teria capacidade de realizar a intervenção sem a participação de São Bernardo. "Esses são viários de interesse metropolitano e devem ser encarados como questão regional." Marinho completou que falta investimento estadual. "A Sabesp está executando a obra de coletor tronco com recurso federal", exemplificou, referindo-se às intervenções no Ribeirão dos Couros.

SÃO BERNARDO

Em São Bernardo, a ideia é proporcionar agilidade no deslocamento de motoristas entre os bairros Planalto e Paulicéia, com construção de avenida ligando Piraporinha ao Corredor ABD. O traçado paralelo ao Ribeirão dos Couros facilitará a vida de quem sai de Diadema no sentido Santo André. A primeira fase da obra - pista de 920 metros de extensão que liga a Avenida Piraporinha até a Avenida São Paulo, no Jordanópolis - começou em abril de 2009 e será concluída em março.

O investimento total é de R$ 180 milhões, que serão pagos por financiamento junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Além da criação da via, que terá três faixas, sendo uma exclusiva para ônibus, o projeto prevê obras de canalização do rio e drenagem. Com isso, o índice de tratamento de esgoto em São Bernardo aumentará para 43%.

A segunda parte da obra está em fase de elaboração do projeto executivo e começa em janeiro. Nessa etapa, será feito outro elevado no fim da marginal, perto do hipermercado Extra, no Corredor ABD. O viaduto ligará o local com as proximidades do acesso à Via Anchieta. A previsão de entrega é meados de 2014.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;