Setecidades Titulo Água
S.Caetano sorteia carro
para quem economizar

Podem concorrer consumidores que tiverem
uma redução a partir de 10% na conta de água

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
01/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Moradores de São Caetano que economizarem água irão concorrer a dois carros Celta zero-quilômetro e quatro televisores de 42 polegadas em setembro. A promoção é iniciativa do DAE (Departamento de Água e Esgoto) a fim de incentivar a continuidade da economia frente à crise no Sistema Cantareira, que abastece o município e estava ontem com 20,6% da capacidade, incluindo o volume morto. Em junho, a represa registrou o mês mais seco em 84 anos de medição.

Até agora, a cidade conseguiu manter o índice de 15% de redução no consumo estipulado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). O projeto foi aprovado ontem após duas sessões extraordinárias na Câmara e deve ser publicado hoje no Diário Oficial do município, depois da sanção do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB).

Segundo o diretor do DAE, Welington Kalil, a iniciativa funcionará da seguinte forma: o consumidor que economizar entre 10% e 20% em relação à media – medida entre fevereiro de 2013 e março de 2014, período em que não havia estiagem – ganhará um número da sorte. Já aqueles que economizarem mais de 20% ganharão dois números. “Vamos contabilizar as contas a partir de maio até setembro. O consumidor concorrerá com quantos números conseguir acumular a cada mês que economizar neste período”, destaca Kalil.

O sorteio será pela Loteria Federal no dia 24 de setembro para o setor residencial (que será contemplado com um carro e dois televisores) e no dia 27 para os setores comercial e industrial (que receberão os itens restantes). Segundo o diretor do DAE, o prêmio será entregue em outubro, ainda em data a definir, durante evento comemorativo dos 45 anos do departamento. “Vamos começar a divulgação da campanha assim que a aprovação do projeto for publicada, a fim de incentivar os moradores a participarem.”

Conforme Kalil, o período da ação foi escolhido por conta da estiagem que, segundo estimativas do Estado, deve perdurar até setembro.

CONDOMÍNIOS

Sobre a campanha que pretende incentivar os condomínios a reduzir o consumo, Kalil destaca que será realizada nesta quinta-feira reunião com administradoras e imobiliárias da cidade. “A ideia é que eles repassem a mensagem aos condomínios que administram.” Caso a ação não funcione, o diretor do DAE planeja falar diretamente com os síndicos.

Os condomínios são os que têm o menor percentual de economia de água no município, em torno de 7%, enquanto os demais setores alcançam os 15% determinados pela Sabesp. Kalil acredita que isso se deve ao fato de pouquíssimos terem hidrômetros separados, o que faz com que o morador não tenha ideia de quanto consome. “Nem por isso vamos deixar de cobrar que esses munícipes também economizem, afinal, não é justo com os demais que estão ajudando na campanha.”

 

Município pede mais uma vez à Sabesp estudo sobre a Billings

Em reunião realizada na manhã de ontem com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o diretor do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de São Caetano, Welington Kalil, pediu agilidade no estudo para que a cidade seja abastecida pela Represa Billings. “No passado o reservatório atendeu ao município, portanto, temos tubulação para tal.”

No entanto, como o ramal não é utilizado há muito tempo, seria necessário realizar revestimento ou troca total das tubulações, conforme Kalil. “Essas obras demandam tempo e dinheiro e precisamos de um posicionamento da Sabesp a respeito do assunto, mas ainda não chegamos a um acordo se isso será ou não feito. O que São Caetano precisa é de uma opção diante do desabastecimento do Sistema Cantareira.”

A companhia estadual foi procurada, mas disse que se manifestaria apenas amanhã sobre o processo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;