Economia Titulo
Espanha registra estabilidade nos preços em junho
27/06/2014 | 04:13
Compartilhar notícia


O índice de preços ao consumidor harmonizado (HCPI, na sigla em inglês) da Espanha registrou estabilidade em junho na comparação com o mesmo mês do ano anterior, desacelerando ante uma inflação de 0,2% em abril, segundo números preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O índice harmonizado é utilizado pela União Europeia. Pelos cálculos próprios da Espanha, o CPI avançou 0,1% em junho, de uma alta de 0,2% em maio. O INE afirmou que a desaceleração é explicada pelos preços nos segmentos de alimentos, bebidas não alcoólicas e eletricidade.

Nos últimos meses, formuladores de política da Espanha alertaram sobre a ameaça de deflação no país. Em março, o CPI harmonizado registrou a primeira leitura negativa na comparação anual desde o fim de 2009. Outros países na zona do euro também já expressaram preocupações semelhantes. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;