Memória Titulo Memória
A força do Grande ABC no rádio
Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Nestes momentos de Copa do Mundo no Brasil, a Memória no rádio entra no clima mas não deixa de dar sequência aos projetos dos radialistas/historiadores. Nesta semana, ao recebermos as pautas dos vários programas, ficamos felizes em saber que o Grande ABC estará presente, uma vez mais, em três emissoras: ABC, Band e Estadão.

Geraldo Nunes homenageia a cantora Marlene, recentemente falecida. E recupera em seus arquivos a entrevista que fez, nos anos 1990, com o fã-clube da cantora em São Caetano, cuja sede ficava na Rua Marlene, da Vila Marlene. Vale a pena ouvir de novo.

Milton Parron conversa com o goleiro Oberdan Cattani, que morou em Santo André e que ofereceu à Memória uma foto do trio defensor da Seleção Paulista e Brasileira que aqui residiu na década de 1940: Oberdan (Palestra), Piolin (São Paulo FC) e Begliomini (Corinthians Paulista). Os três viajaram várias vezes no mesmo ônibus, de Santo André para os treinos nos seus clubes, na Capital.

Antonio Dalto leva aos estúdios o padre Rubens. Imaginem: o eterno vigário (de Vila Palmares) caminha para o seu cinquentenário de ordenação sacerdotal mantendo a mesma chama fervorosa e idealismo. Um programa para ouvir e gravar.

Nas ondas do Rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Música instrumental de diversos gêneros, fotografias, notícias no tempo. Aos domingos, Viagem no tempo especial, das 9h às 11h, com reprise das 16h às 18h. Destaques da edição: a música jovem dos anos 1950 e 1960.

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). ESTADÃO ACERVO. Marlene foi uma das rainhas do rádio e manteve por todos esses anos fãs clubes em várias partes do País. E mais: uma viagem de carro do Brasil até os Estados Unidos. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres. Entrevista, ao vivo, com o Padre Emilio Rubens Chasseraux, que no dia 29 estará completando bodas de ouro sacerdotal. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, ao meio-dia.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Entrevista com Oberdan Cattani, o grande goleiro do Palmeiras, que começou a carreira no Verdão ainda nos tempos de Palestra Itália. Lances de jogos daqueles tempos, histórias divertidas contadas pelo próprio entrevistado. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

A Copa de 1990

A seleção brasileira estreou num domingo, 10-6-1990, e mereceu do Diário uma manchete otimista: “Brasil persegue o tetra em Turim”. E ganhou da Suécia por 2 a 1.

Durante todo o Mundial, um dos colunistas do Diário foi o craque Paulo Roberto Falcão: “O Brasil está preparado? Teoricamente sim. (o técnico) Sebastião Lazaroni elegeu um esquema e apostou nele”, escreveu Falcão num de seus primeiros artigos.

O tal esquema fracassou. O Brasil despediu-se da Copa da Itália também num domingo, 26-6-1990. Na cobertura, o Diário assinalou: “Seleção se desmancha no ar”. E escreveu: “O Brasil amargou seu pior resultado desde a Copa de 1966. Foi derrotado por 1 a 0 no domingo pela Argentina de Maradona.”

Seraphim, o pensador

Proposta de educação

Os ladrões, os traficantes. Eles se mostram poderosos.

Na favela em que morei, no Parque São Bernardo, na brincadeira de crianças, ninguém queria ser polícia. Ninguém. Todo mundo queria ser bandido. Você acredita?

Os marginalizados procuram ídolos. Podem ser ideias. Até mesmo o futebol.

Santos do dia

- Demétrio

- Eusébio

- Luís Gonzaga (o Patrono da Juventude; Itália: 1568-1591)

- Tomas More

Em 21 de junho de...

1919 – Cantor Nelson Gonçalves nasce em Santana do Livramento (Rio Grande do Sul).

– Fundado o Partido Comunista do Brasil.

1969 – Inaugurada, em São Bernardo, a primeira unidade da Yakult.

1974 – Volkswagen do Brasil lança o Passat.

Hoje

- Começa o inverno no hemisfério Sul e o verão no hemisfério Norte

- Dia do Profissional de Mídia

- Dia do Intelectual

- Dia Internacional da Música

Municípios Paulistas

Aniversariam hoje:

- Analândia. Elevado a município em 1897, quando se separa de Rio Claro. Nome anterior: Anápolis.

- Cedral. Elevado a município em 1929, quando se separa de São José do Rio Preto.

- Iacri. Elevado a município em 1959, quando se separa de Tupã.

News Seller há 50 anos

Domingo, 21 de junho de 1964 – ano 7, nº 319

Manchete – Secretário do Trabalho em Santo André

Roberto Gebera visita o prefeito Fioravante Zampol e sindicalistas e mantém entendimentos para instalar agência de sua pasta na cidade.

Ribeirão Pires – Inaugurado o centro telefônico de Santa Isabel, na Estrada de Sapopemba, 5ª Divisão.

São Bernardo – Está se formando na cidade movimento com o objetivo de criar-se a Fundação Lauro Gomes.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 21 de junho de 1984 – ano 27, nº 5551
Manchete – Figueiredo (presidente da República) atribui a Maluf divisão do PDS

Santo André – Moradores da Vila Floresta reúnem-se em mutirão e limpam praça pública.

Teologia da Libertação – Na quarta reportagem da série, Zeilton de Oliveira escreve: “Sociedade reconhece avanço da Igreja.”

Polícia – Detidos com 150 milhões em cobre em São Bernardo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;