Setecidades Titulo Diário nos Bairros
Longas filas marcam acesso ao bairro Tatetos

Para chegar à área é preciso utilizar balsa; que leva 22 carros por vez; moradores terão hoje ação social

Por Guilherme Monfardini
Do Diário do Grande ABC
28/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Hoje o bairro Tatetos, na região do pós-balsa, de São Bernardo, recebe o Diário do Grande ABC nos Bairros. Os moradores vão encontrar serviços de beleza, Saúde e lazer. Uma das principais reclamações da comunidade, além da falta de infraestrutura, é o tempo de espera para poder chegar ao local.

O único acesso é pela Balsa João Basso, no Riacho Grande, que cruza a Represa Billings. Os veículos ficam, em média, uma hora na fila para atravessar de um lado ao outro.

“No horário de pico, a espera pode chegar a duas horas”, disse a operadora de máquina Joice Gomes Ramos, 29 anos.

A equipe do Diário esteve no local durante a semana, no período da tarde. Para chegar ao Tatetos, a demora foi de uma hora e 17 minutos. Na volta, foi um pouco mais rápido: 54 minutos.

A Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) informou que, além da polícia e Corpo de Bombeiros, ambulâncias, médicos das UBSs transportados em carros identificados, peruas escolares e caminhões de coleta de lixo têm prioridade para embarque.

O vice-diretor da EE Omar Donato Bassani, Fernando Douverny, quer que esse direito seja ampliado também aos professores. “Em casos extremos é preciso deixar o carro antes da balsa estacionado em algum lugar, atravessar a pé e pegar ônibus para chegar a tempo de dar aulas”, disse.

Além do caminho oficial, os moradores podem utilizar o acesso clandestino à Rodovia dos Imigrantes pela Estrada do Capivari. No entanto, quem trafega por ali tem de pagar o pedágio de R$ 21,20.

A balsa tem capacidade para transportar 22 veículos e 238 passageiros por viagem. A Emae informou que não é possível utilizar uma segunda embarcação devido ao sistema de tração para deslocamento.

AÇÃO SOCIAL

O Diário do Grande ABC nos Bairros será realizado das 9h às 16h, na EE Omar Donato Bassani, na Rua Ernesto Zabeu, 253. Quem comparecer à unidade poderá passar por testes de glicemia, aferição de pressão arterial e avaliação odontológica, além de corte de cabelo, embelezamento de unhas, design de sobrancelhas, brinquedos infláveis e pinturas de rosto. Todas as atividades são gratuitas.

A ação é realizada pelo Diário com o apoio da DentalPlus e copatrocínio da Sabesp, governo do Estado, Ecovias e TB Multisserviços. São parceiros sociais da iniciativa: Embelleze, farmadelivery.com.br, Programa Escola da Família, Colégio Renil e ONG Sustentabilidade Mundial. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;