Memória Titulo Memória
Entope a Servidei Demarchi

Era um outro bairro Demarchi aquele de 1975...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
14/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Era um outro bairro Demarchi aquele de 1975. A informatização da Volkswagen era um projeto para os anos seguintes. Idem a abertura de suas novas unidades. O quadro de funcionários ultrapassava os 40 mil.

E para trazer e levar toda essa gente? A frota de ônibus entupia a Avenida Maria Servidei Demarchi.

E naquele 1975, em companhia dos repórteres-fotográficos Dorival de Almeida e Mario Ishimoto, sobrevoamos de helicóptero a cidade, com uma passada pela Servidei Demarchi. Lá embaixo, a nossa Resana, espremida entre a via e a VW. Acho que contamos aos fotógrafos: foi ali que editamos um jornal interno chamado O Tambor. Mario ou Dorival, um deles, é o autor da foto de hoje.

RESANA

Hoje a Resana está em Mogi das Cruzes e no seu lugar original de São Bernardo existe um piscinão para segurar o volume de água do Ribeirão dos Meninos, que tantas enchentes atingiu a fábrica dos Orberg – Gunner e Carsten.

E neste sábado será realizado o 8ª Encontro dos Resanenses, no Restaurante Florestal, a poucas quadras de onde ficava a Resana. Almoço começará às 12h. À frente do evento, o ex-resanense Paulo Pereira. No cardápio, frango, polenta e muitas recordações.

MUNICÍPIO PAULISTA

Presidente Prudente, fundado em 14 de setembro de 1917 e emancipado em 1921, quando se separa de Santa Cruz do Rio Pardo.

Ano 50

A Apae ampliava seu atendimento. Era preciso atingir mais crianças e jovens necessitados de ensino especial. Em 1968, seus diretores conseguiram permissão da Secretaria de Educação do Estado para instalar mais cinco classes de escolaridade. Local: Grupo Escolar de Vila Palmares (continua).

* Texto divulgado pela professora Isaura Catarina Rocco Farias, coordenadora administrativa da Apae.

12º Congresso de História do Grande ABC

Foi bom...

O abraço emocionado que recebemos do Ditinho da Congada após a palestra de abertura do 12º Congresso de História do Grande ABC.

Foi ruim...

A ausência dos integrantes da Comissão Memória de Mauá: dona Lídia, Rimazza, Moacyr Ferrari...

NAS ONDAS DO RÁDIO

Estadão AM (700) e FM (92,9) – Estadão Acervo – Os 40 anos do golpe militar no Chile. A trajetória da bailarina norte-americana Isadora Duncan, pioneira da dança moderna. A história das Águas de Março de Tom Jobim, vencedora da enquete promovida pela Rádio Eldorado sobre o maior clássico da música brasileira. Apresentação: Geraldo Nunes; produção: Valéria Rambaldi. Hoje e amanhã, às 6h e 20h30.

Rádio USP (FM 93,7) – Memória. Resgate do Projeto Minerva, um programa de rádio elaborado e imposto pelo governo militar na década de 1970, com a finalidade de educar as pessoas adultas. Todas as emissoras eram obrigadas a transmitir o programa em cadeia. Nesta audição, uma produção diferente dos programas que vinham de Brasília: Jota da Silva Vidal produziu e apresentou em 1974 um programa sobre as bandas de músicas.  Produção e apresentação: Milton Parron; divulgação: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Rádio ABC (1570) – Causas Nobres. Em pauta a Instituição Assistencial Lídia Pollone, representada por Marcelo de Aquino (presidente) e Cíntia Helena Ávila (assistente). Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, ao meio-dia.

Trianon AM (740) – Universal AM de Santos (810) – Hoje: orquestra Casa Loma, dirigida por Glen Gray, pioneira da era do swing; cantores Johnnie Ray e Dinah Washington; amanhã: big band de Benny Goodman, em gravações dos anos 1920 e 1930. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Tonico e Tinoco, a dupla ‘Coração do Brasil’, com mais de 150 milhões de cópias de discos vendidas. Em pauta a audição de Brasil Caboclo levada ao ar em 1987 com a participação de Rolim Amaro, dono da empresa aérea TAM. São apresentados relatos que marcaram a carreira dos irmãos Perez, contados pelo José Salvador Perez, o Tinoco. Produção e apresentação: Milton Parron; divulgação: Cido Tavares. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Metalúrgicos, ano 80

Em 1980 começamos a militar no sindicato, a participar mais. Foi uma luta de dois anos para conseguir retomar o sindicato pelos trabalhadores, depois da intervenção motivada pela greve geral. Tinha saído da Molins em 1980 e entrado na Eluma.

Cf. Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, que em 23 de setembro completará 80 anos de fundação: 1933-2013.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 14 de setembro de 1983 – Ano 26, nº 5313

Manchete – Prefeitos se unem e lutam por mudanças econômicas. Encontro foi em São Caetano

Futebol – EC Santo André, um ano com Jair Picerni (técnico). Reportagem: Divanei Guazzelli.

EM 14 DE SETEMBRO DE...

1563 – Padre José de Anchieta deixa a aldeia do chefe Cunhambebe rumo a Bertioga, no litoral paulista.


1948 – Festa política em São Caetano. O então distrito luta para alcançar a emancipação, separando-se de Santo André.

1973 – Toma posse a nova diretoria do Diretório Acadêmico 20 de Agosto, da Faculdade de Direito de São Bernardo. Na presidência, Gustavo Nonato Marques Filho, que substituí a Joel Vasconcelos.

HOJE

- Dia do Frevo

- Dia da Exaltação da Santa Cruz

SANTOS DO DIA

- Cereal

- Materno

- Noteburga

- Rósula

- Salúsia

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ

Maria Adelina da Silva, 82. Natural de Sirinhaem (PE). Dia 8. Cemitério São Pedro.

Waldomiro Antonio de Mattos, 72. Natural de Santo Anastácio (SP). Dia 7. Cemitério Curuçá.

Luiz Menato Valente, 65. Natural de Águas da Prata (SP). Dia 6. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

Maria Cícera Fávero, 63. Natural de Garça (SP). Dia 7. Cemitério Curuçá.

Leurides Soares Tomasini, 61. Natural de Lagoa dos Gatos (AL). Dia 9. Cemitério Curuçá.

Benedita Aparecida Del Grego Rodrigues, 56. Natural de Itápolis (SP). Dia 4. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

Moacir Teodoro Barreto, 45. Natural de São Caetano. Dia 1º. Cemitério Curuçá.

Aliandro Gomes Vieira, 41. Natural de Augusto de Lima (MG). Dia 1º. Cemitério das Piteiras, Augusto de Lima (MG).

SÃO BERNARDO

Waldemiro Pereira da Silva, 78. Natural de Vassouras (RJ). Dia 7. Cemitério dos Casa.

Mauro Ernesto de Oliveira, 76. Natural do Rio de Janeiro (RJ). Dia 5. Crematório de Vila Alpina, Capital.

Eduardo Bispo de Souza, 73. Natural de Ubaitaba (BA). Dia 5. Cemitério dos Casa.

Concilia Ervolini Scarano, 73. Natural de Valparaíso (SP). Dia 9. Cemitério da Paulicéia.

Antonio Garcia, 69. Natural de Lins (SP). Dia 11. Cemitério dos Casa.

Carlos Justino da Silveira, 68. Natural de Florianópolis (SC). Dia 6.

Vera Lucia Oliveira Moraes, 52. Natural de Ceará Mirim (RN). Dia 5. Cemitério dos Casa. Crematório de Vila Alpina.

DIADEMA

Luiz Vacas Almeida, 53. Natural de São Paulo (SP). Dia 11, em São Bernardo. Vale da Paz.
 
MAUÁ

Ruben Maria Neto, 41. Natural de Bauru (SP). Dia 7, em Santo André. Cemitério Santa Lídia.

Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353.

Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;