Política Titulo Candidatura
Bruno Daniel descarta candidatura em 2014

Filiado ao Psol de Sto.André, sociólogo encabeça seminários; correligionários citam seu nome a prefeito

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
09/09/2013 | 07:21
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Filiado ao Psol de Santo André desde 2011, Bruno Daniel Filho, irmão do prefeito petista Celso Daniel – morto em 2002 –, descartou ontem sua candidatura a deputado no processo eleitoral de 2014. Apesar de apoio interno, ele afirma que a possibilidade “está fora de cogitação” no momento. Em contrapartida, correligionários demonstram interesse para que o nome do companheiro seja inserido para encabeçar chapa de prefeito e concorrer na sucessão de Carlos Grana (PT), em 2016.

Em parte, filiados da sigla avaliam que Bruno Daniel tem o perfil adequado para disputar a cadeira do Executivo municipal, o que abriria espaço para outros quadros serem lançados no pleito proporcional. Na concepção de correligionários, o sociólogo, de família tradicional, conseguiria não só capitalizar os votos de Celso – que venceu três eleições ao Paço e, reconhecidamente, transcendia as linhas do PT, alcançando adesão da classe média –, como atingir o eleitorado de esquerda.

Professor universitário, Bruno Daniel frisou que a questão de sua candidatura não se coloca hoje por duas razões: a primeira por conta de os processos relativos ao assassinato do seu irmão ainda não estarem concluídos, principalmente àqueles vinculados aos de corrupção – ele sustenta que a razão da morte do petista foi política, em concordância com o levantamento firmado pelo Ministério Público, e rechaça crime comum no caso, conforme relata a investigação da Polícia Civil.

A outra alegação para a negativa de Bruno Daniel se dá por crer que um pleito a cargo eletivo deva ocorrer quando houver proposta adequada para o mandato. “Tem de existir suporte social suficientemente grande (para dar força). Sem essas condições nenhuma candidatura tem razão de ser.” No ano passado, o nome do sociólogo figurou como pré-candidato do partido, só que preferiu segurar devido ao período fora do Brasil – ele ficou exilado na França de 2006 a 2011.

Bruno Daniel ministra ciclo de seminários políticos em Santo André, desenvolvidos pela legenda, para identificar causas e soluções de problemas no País. Ontem, ele protagonizou a segunda de um total de sete palestras gratuitas que fará na sede da sigla ao longo deste ano e no primeiro semestre do ano que vem.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;