Política Titulo Partidário
Só 30% dos petistas da
região votarão no PED

Berço do petismo no País, Grande ABC tem
só 15,6 mil filiados aptos a ir às urnas no pleito

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
09/09/2013 | 07:20
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Segundo dados de dezembro de 2012 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o PT possui 52.298 filiados nas sete cidades do Grande ABC. Desses números, 15.682 estão aptos a votar no PED (Processo de Eleição Direta), ou seja, apenas 30% dos petistas da região participarão do processo de escolha dos próximos mandatários dos diretórios municipal, estadual e nacional. O pleito ocorre em 10 de novembro.

A cidade com mais militantes aptos a votar na disputa interna é São Bernardo, com 3.643 habilitados. Na sequência surgem Mauá (3.453), Diadema (3.390),Santo André (2.921) e São Caetano (1.087). Ribeirão Pires (706) e Rio Grande da Serra (482) fecham o cenário.

A princípio, o critério para participação no PED era a atuação em pelo menos uma das três plenárias organizadas pelos diretórios petistas, mas devido à baixa adesão aos encontros a direção nacional do PT flexibilizou as normas, deixando apenas como condição o pagamento da contribuição partidária, de R$ 10.

Por outro lado, o índice pode aumentar, uma vez que os municípios em que petistas trabalham em cargos comissionados e os detentores de cargos eletivos já estão credenciados para votar no PED.

Apesar do número baixo de aptos a definir os rumos do petismo regional, os diretórios do Grande ABC ultrapassaram proporcionalmente a média estadual. Dentre as direções municipais petistas, apenas 19 superaram a marca de 1.000 eleitores do pleito.

O coordenador da Macro PT ABC, Humberto Tobé, avaliou com bons olhos o percentual. Para ele, a organização partidária e a mobilização dos candidatos motivaram os filiados a se condicionarem a votar. “Muito tem se falado que o PED será esvaziado, mas eu não acredito nisso. O Grande ABC está na frente de cidades estrategicamente importantes”, disse Tobé. Osasco, por exemplo, cujo ex-prefeito Emídio de Souza será candidato à presidência estadual do PT, terá 3.138 eleitores.

RENOVAÇÃO
O comando dos diretórios do PT na região será renovado em praticamente todas as cidades. A oficialização dos postulantes deve ser feita até dia 11. As exceções ficam em Santo André e São Caetano. Atual mandatário andreense, Luiz Turco disputará a reeleição, provavelmente contra Aylton Affonso.

Em São Bernardo, três nomes pleiteiam substituir Wanderley Salatiel. Brás Marinho, irmão do prefeito Luiz Marinho, Luiz Silvério e Juliana Rocha.

Marcio Dellabella concorrerá à reeleição em São Caetano. Em Diadema, o ex-prefeito Mário Reali entrará no páreo com Irene dos Santos, Júlio Tavares e Chico do PT.

Sonia Braga, mulher do prefeito de Mauá, Donisete Braga, deve ser o nome de consenso no PED local. Em Ribeirão e Rio Grande, José Ceará e Eric de Paula, respectivamente, tendem a formar chapa única.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;