Márcio Bernardes Titulo
Maurren voltou e venceu

Quando Maurren Maggi foi afastada das pistas, em 2003, por ter usado a substância clostebol, considerada dopante, ela perdeu o chão

Especial para o Diário
23/08/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Quando Maurren Maggi foi afastada das pistas, em 2003, por ter usado a substância clostebol, considerada dopante, ela perdeu o chão. A atleta foi punida com dois anos de suspensão pelos órgãos responsáveis. Mais do que a punição e o afastamento, ela mergulhou seu sofrimento na alegria do relacionamento com o piloto Antonio Pizzonia, com quem teve a filha Sofia, hoje com três anos.

Ela não foi para Atenas, onde tinha grandes possibilidades de medalhas. Parou de treinar e, depois de cumprida a suspensão, fez a viagem ao contrário. Por causa da separação do pai de sua filha, percebeu que o atletismo era mesmo a sua vida.

Maurren voltou em 2006, com quatro quilos a menos de massa muscular. Treinou feito uma leoa, como uma iniciante e com a garra de uma são-carlense de verdade. Ela enfrentou treinamentos pesadíssimos e seu técnico Nélio Moura, com quem trabalha há 14 anos, me disse certa vez que, somente uma pessoa determinada e com a fibra de Maurren, poderia conseguir superar as adversidades.

A saltadora garante que não se dopou. Fez uma depilação e começou a passar um creme que tinha a substância proibida. Faltou-lhe mais experiência e malícia. Faltou perguntar para o médico se o tal creme não lhe traria problemas.

Maurren ganhou esse nome porque seu pai, William, era um beatle-maníaco, que quis homenagear Maurren, a mulher de Ringo Star. Mas o grande presente ela se deu sexta-feira. Ganhou a medalha de ouro no salto em distância. E deu-nos a comprovação que superar desafios é a rotina do ser humano.

Frases

"Estou decepcionado. Esperava estar no pódio."
Jadel Gregório, depois do desempenho pífio em Pequim.

"Estou decepcionado. Esperava ganhar o ouro."
Fábio Luiz, medalha de prata no vôlei de praia.

"Foi uma Olimpíada sofrida e dolorida."
Ricardo, medalha de bronze no vôlei de praia, reclamando do seu tornozelo.

"Estamos unidos até os dentes para ganhar essa medalha de ouro."
Gustavo, meio-de-rede do Brasil, otimista e confiante.

Fofíssima
Seja qual for o resultado alcançado pelo vôlei feminino há de se destacar a participação de Fofão nos Jogos. Ela está se despedindo da seleção. Conversamos e lhe disse que parece o vinho: quanto mais velha, melhor. A sombra de Fernanda Venturini foi afastada e Fofão está jogando muito bem.

Trauma superado
Dunga conseguiu sobrevida no cargo de técnico da Seleção Brasileira ao conquistar a medalha de bronze sexta-feira contra a Bélgica. A vitória de 3 a 0 foi merecida e o time provou ter superado o trauma da derrota para a Argentina pela fase semifinal.

Desmonte
Várias arenas montadas pelos chineses serão desativadas a partir da semana que vem. Chaoyang, onde foram jogadas as partidas de vôlei de praia, terá as arquibancadas desmontadas, assim como o campo do hóquei sobre grama. A tubulação, cadeiras e demais itens serão usados em outros locais.

Benfeitorias
Desconfiados, os chineses perguntam se os avanços feitos pelo governo para a Olimpíada vão continuar depois do evento. Quem esteve há mais de cinco anos na capital e voltar agora não vai reconhecê-la. Muitas obras, largas avenidas, bairros e mais bairros construídos. Tomara que tudo seja ampliado.

Toque final

Abordei, nesses últimos dias, dois famosos pontos turísticos de Pequim: Muralha da China e Palácio de Verão do Imperador. Recebi muitas mensagens reclamando que não falei nada da Cidade Proibida e da Praça da Paz Celestial.

As críticas estão cobertas de razão. Esses locais deveriam merecer da minha parte atenção maior. Desta vez, estive na região apenas uma vez. É que o Parque Olímpico está longe do centro e, como já se sabe, o trânsito aqui em Pequim é infernal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;