Memória Titulo
Os metalúrgicos de Santo André a caminho do ano 75

Semana importante essa para a história do movimento sindical do Grande ABC

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/09/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Semana importante essa para a história do movimento sindical do Grande ABC. Amanhã, 23 de setembro, o Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André completa 75 anos de história, pois foi fundado em 23 de setembro de 1933.

São várias fases e lutas, do presidente Marcos Andreotti ao presidente Sivaldo Silva Pereira, hoje interinamente à frente do sindicato.

UMA DATA
1º de maio de 1934, data da obtenção do registro no Ministério do Trabalho.

O NOME OFICIAL
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santo André e Mauá.

Vinte e cinco anos atrás, quando o sindicato completou o Jubileu de Ouro, houve uma celebração belíssima no sindicato, que reuniu nomes históricos de várias fases: os históricos do sindicato propriamente ditos, o lendário Luiz Carlos Prestes ou o Cavaleiro da Esperança e uma dupla de violeiros em início de carreira, com raízes em Mauá. Dois irmãos conhecidos como Chitãozinho e Xororó.

Entre os presentes à festa, a jornalista Ana Vallin, a que escreveu a história do sindicato, lançada em livro em 1983.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 22 de setembro de 1978

Manchete - Reformas dependem da sanção de Geisel. Para os prefeitos do Grande ABC, as mudanças não beneficiam o povo.

Editorial - Quem faz o que na área de segurança

Variedades - Cidinha Campos apresenta-se neste final de semana no Teatro Municipal de Santo André com o show Homem não entra.

Falecimento - João Lucas de Souza morreu ontem quando saía da sala de audiências da 3ª Vara Criminal de Santo André. Era acusado de receptação de objetos roubados.

EM 22 DE SETEMBRO DE...
São Paulo ganha o seu primeiro jornal, manuscrito, chamado O Paulista, por iniciativa do professor Antonio Mariano de Azevedo Marques, o Mestrinho. Como não havia tipografia na Capital, o editor utilizou-se do bico-de-pena, dando início, modestamente, à história da imprensa entre nós, conforme pesquisado do professor Valdenízio Petrolli, autor de um trabalho completo sobre a publicação pioneira.

1958 - Inaugurada a Loja Everest, de Santo André, da famosa Roupa IGE: Rua Coronel Oliveira Lima, 156.

SANTOS DO DIA
Emerano, Emerita, Focas, Iraides, Mauricio e companheiros e Santino, Tomas de Villanueva, Virginia e Eugenio Lyra. Mauricio comandava a célebre Legião Tebana, constituída por cristãos do Egito. Em 286 foram todos martirizados por fé a Jesus Cristo. Tomas de Villanueva ou Vilanova foi bispo. Eugenio Lyra foi assassinado em Santa Maria da Vitória (BA) em 22 de setembro de 1977 dias antes da denúncia que faria do roubo de terra dos camponeses. Era advogado devotado à causa dos trabalhadores rurais e pequenos proprietários. Tinha 30 anos.

HOJE
Dia do Encanador, Dia da Juventude, Dia do Técnico Agropecuário e Dia da Banana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;