Memória Titulo
Oscar Garbelotto, para ver, ouvir e gravar

O professor Oscar Garbelotto proferirá palestra amanhã, às 14h, na USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), sobre...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
29/09/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O professor Oscar Garbelotto proferirá palestra amanhã, às 14h, na USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), sobre a História de São Caetano. Aguarda-se a presença de 600 pessoas matriculadas na Universidade da Terceira Idade. A palestra será no campus da Avenida Goiás.

Ótima oportunidade para registrar os conhecimentos de um filho legítimo de São Caetano, presente nos acontecimentos cívicos mais importantes da cidade nos últimos 50 anos - pelo menos - e cuja família se faz representar nos principais eventos da história caetanense desde a chegada dos primeiros imigrantes italianos, em 1877, passando pelos movimentos autonomistas (1929 e 1948) e incluindo a história de equipamentos públicos importantes como o Hospital São Caetano e clubes como São Caetano EC.

Oscar Garbelotto é, antes de tudo, educador e historiador. Sua obra deveria ser reunida em livro. O melhor da sua produção está na revista Raízes. E há um artigo ilustrado fabuloso de sua autoria incluído no nosso livro sobre a história do São Caetano EC: O Teatro.

São artigos de fôlego. Eles envolvem a documentação primária e secundária além da experiência que Garbelotto vivencia pessoalmente desde os tempos dos bancos escolares. Nunca deixou São Caetano. Sua memória é privilegiada. E seu texto é jornalístico, sem deixar de ser acadêmico. Por isso que oportunidades como a de amanhã e do dia 21 devem ser aproveitadas ao máximo.

Alunos e alunas da Terceira Idade, o tempo é de preparar seus gravadores e filmadoras e não perder os ensinamentos do mestre Garbelotto.

RESTAURANDO O PASSADO

Participe deste esforço coletivo da Fundação Pró-Memória, que quer identificar fotos não identificadas do seu acervo. Hoje, mais dois exemplos.

Exposição Restaurando o Passado. De terça-feira a domingo, das 9h às 18h, no salão de exposições do Espaço Verde Chico Mendes. Endereço: Rua Fernando Simonsen, 566. Bairro Cerâmica, São Caetano. Informações: 4223-4780; centrodigital@fpm.org.br.

EM 29 DE SETEMBRO DE...

1909 - Lívio Xella nasce no largo da Sé, hoje Praça da Sé, em São Paulo. Veio para Santo André em 1929 e aqui construiu uma linda história, da qual destacamos a campanha SOS Carlos Gomes.

1939 - Fundado o Juvenil Piratininga, em Santo André.

SANTOS DO DIA

Gabriel, Miguel e Rafael

Hoje é a festa dos três arcanjos: Gabriel, que significa "Deus é forte" ou "Aquele que está com Deus"; Miguel ou "Quem como Deus"; Rafael, "Medicina de Deus" ou "Deus cura".

A Sociedade São Miguel, de Vila Bastos, em Santo André, que reúne a comunidade alemã da cidade, já realizou a festa do seu padroeiro. Foi no domingo passado. A História da Sociedade e Paróquia São Miguel será contada por Memória no domingo.

ENGENHEIROS & ARQUITETOS

Engenheiro Luiz Augusto Moretti, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do ABC, será homenageado hoje. Ele nasceu em 1º de agosto de 1950 em Santo André.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 29 de setembro de 1979

Manchete - Figueiredo (presidente da República), em Sorocaba, admite criação de um novo partido político. Maluf (governador) exclui Grillo (prefeito de Santo André) do plano de casas para trabalhadores

Santo André - Sobe número de acidentes na Avenida Ramiro Colleoni.

Editorial - Adiamento das eleições municipais.

Imprensa - Novo nome para a coluna do Riva: Fogo Cerrado. Da coluna: "A questão não é ser contra o governo. O governo é que é contra o povo".

Polícia - Quadrilha invade fábrica de móveis na Alameda São Caetano e leva 100 mil cruzeiros.

HOJE

Dia do Anunciante, Dia do Professor de Educação Física, Dia do Pára-quedista e Dia Mundial do Petróleo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;