Brickmann Titulo
Campanha curta e feroz

Dizem que José Serra revelará nos próximos dias aquilo que até seus poucos fios de cabelo sabiam há pelo menos dois anos

Carlos Brickmann
17/03/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Dizem que José Serra revelará nos próximos dias aquilo que até seus poucos fios de cabelo sabiam há pelo menos dois anos: que é candidato à Presidência da República. Dizem que Ciro Gomes está descobrindo, nesses últimos dias, que o presidente Lula não o quer como candidato à Presidência. E, sem Lula, não dá. De qualquer forma, com ou sem Ciro, o quadro está montado: é Dilma x Serra, PT x PSDB, com Marina Silva e outros candidatos menores na disputa.
Mas campanha, que é bom e custa caro, é coisa que ainda demora: vem aí a Copa do Mundo, que monopolizará os debates até o início do segundo semestre. O tema é a Seleção, é Dunga, é quem entra na última convocação. Adriano vai? E Ronaldinho Gaúcho? O goleiro reserva é Doni ou Vítor? Terminada a Copa, só então, a partir de julho (e até outubro) teremos a campanha eleitoral.
Será curta, mas pesada: exércitos de militantes (ou, como podem ser chamados, patrulheiros) dos principais candidatos estão a postos, prontos para atacar os adversários. Com a entrada da internet no circuito eleitoral, a agressividade não tem limites. Há a agressividade natural de pessoas pouco educadas, ou excessivamente entusiasmadas; e já está havendo, é visível, a agressividade encomendada. É o serviço sujo, aqueles ataques baixos que os candidatos evitam fazer para não ficar mal com o eleitor, e que ignoram limites entre o público e o privado.
Vale tudo - desde culpar Dilma por atentados de que não participou até dizer que Serra não gosta de pobres. Ele gosta de todo mundo, desde que vote nele.

BRASIL E ISRAEL
Qual o resultado da visita do presidente Lula a Israel?
1 - Do ponto de vista concreto, ótimo: foi firmado o primeiro acordo de cooperação econômica entre Israel e um país do Mercosul.
2 - Do ponto de vista simbólico, ruim: ao se recusar a visitar o túmulo de Theodor Herzl, o escritor austríaco que há 115 anos publicou o livro O Estado Judeu, com as bases do sionismo moderno, Lula criou uma polêmica absolutamente inútil. É como se fosse à Índia e se recusasse a visitar o túmulo de Gandhi.
3 - Do ponto de vista de participação nas negociações de paz, risível. Seria a primeira vez que isso daria certo desde o filme O rato que ruge, de 1959.

BRASIL CONTRA 000
A represália do chanceler israelense Avigdor Lieberman, de não comparecer à sessão do Parlamento israelense em que Lula discursou, não deve ser levada a sério. Lieberman é uma espécie de Marco Aurélio Garcia com sinal trocado, um líder sem liderados, que chegou ao governo por acaso e que, quando sair, dificilmente conseguirá voltar. Sua plataforma lembra um pouco a do francês Le Pen, que chegou a assustar num determinado momento mas perdeu a importância.

PIZZA MAL ASSADA
Parte da oposição quer criar uma CPI para investigar o tesoureiro do PT, João Vaccari, acusado de irregularidades na direção da Bancoop e de participar do Mensalão. Bobagem: dentro de alguns dias o Congresso vai parar por causa da Semana Santa, a Copa, o recesso, as eleições. Não dá nem para assar a pizza. E se houvesse tempo não faria diferença: com a oposição que lá está, nem a CPI da Petrobras, que tinha tudo para ser explosiva, funcionou. Foi morninha, morninha.

OS LIMITES DA TOLERÂNCIA
O caso Vágner Love não pode se esgotar nos limites de uma reportagem da TV. O centroavante do Flamengo foi filmado num baile, em companhia de traficantes armados. Imagina-se que não consuma drogas, ou acabaria sendo flagrado num exame antidoping, mas sua presença ao lado de traficantes é inaceitável. Ele é bom jogador, encaixou-se bem no time, sua vida particular só pertence a ele. Mas conviver com o crime violento é outra coisa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;