Internacional Titulo
Manifestante confronta Rumsfeld durante discurso nos EUA
Por Da AFP
04/05/2006 | 17:40
Compartilhar notícia


Um ativista contra a guerra no Iraque entrou em confronto nesta quinta-feira com o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld. Ele pronunciava um discurso em Atlanta (Georgia, sul dos Estados Unidos), quando o manifestante acusou-o de mentir para justificar o conflito.

Segundo as imagens divulgadas pela rede de TV CNN, Rumsfeld foi interrompido duas vezes no Centro de História de Atlanta. Primeiro uma manifestante mostrou um cartaz com a frase "Culpado por crimes de guerra". Minutos depois de ela ser retirada por policiais, Rumsfeld ouviu uma pergunta de outro pacifista.

"Gostaria de pedir que fosse franco com o povo americano dizendo por que mentiu para nos meter numa guerra não necessária, que causou tantas vítimas? Por que?". Rumsfeld chegou a responder: "Bem, antes de mais nada, não menti. E não menti na época".

O secretário de Defesa acrescentou que ele, o então secretário de Estado, Colin Powell, e o presidente George W. Bush passaram "semanas e semanas em reunião com o pessoal da central de inteligência" estudando as evidências dos programas armamentísticos iraquianos.

As armas de destruição em massa que supostamente possuía o regime de Saddam Hussein foram a principal justificativa para a invasão iniciada em março de 2003, mas essas armas nunca apareceram.

Nas últimas semanas, Rumsfeld foi alvo de duras críticas por parte de generais da reserva dos Estados Unidos, que solicitaram sua demissão e o acusaram de diversos erros no Iraque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;