Internacional Titulo
Rússia e Japao nao entram em acordo sobre ilhas Kurilas
Por Do Diário do Grande ABC
05/09/2000 | 09:46
Compartilhar notícia


A visita do presidente russo Vladimir Putin a Tóquio, que terminou nesta terça-feira, nao propiciou a normalizaçao das relaçoes entre o Japao e a Rússia, que continuam bloqueadas por causa da delicada questao territorial das ilhas Kurilas.

Como estava previsto, o chefe de Estado russo permaneceu firme ante os pedidos japoneses de devoluçao dessas pequenas ilhas, invadidas pelo exército soviético nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial.

``Tentamos achar um compromisso sem chegar a resolver a questao (do tratado) de paz' explicou Putin à imprensa, ao final de sua visita.

O presidente russo e seu anfitriao, o primeiro-ministro Yoshiro Mori, no entanto, afirmaram, em um comunicado conjunto publicado nesta terça, sua vontade de ``continuar as negociaçoes sobre a conclusao de um tratado de paz encontrando uma soluçao para a controvérsia das ilhas Etorofu, Kunashiri, Shikotan e Habamai', que formam as Kurilas do Sul.

Estas negociaçoes devem ser realizadas sem adiamentos, afirmaram, sem, por isso, fixar uma data precisa para as mesmas.

``Queríamos chegar a um acordo antes do final do ano', disse Mori. Para Putin, ``o importante nao é a data e sim a boa vontade' de chegar a um acordo. E acrescentou: ``Esta boa vontade existe tanto no Japao como na Rússia'.

Uma comissao nipo-russa será criada para estabelecer um compromisso sobre este referendo que bloqueia a assinatura formal de um tratado de paz desde 1945 ainda quando ambos países deram fim a um Estado de guerra e restabeleceram relaçoes diplomáticas em 1956. Mori acrescentou que ``nao existe animosidade entre a Rússia e o Japao, com exceçao desta questao territorial'.

Esta disputa, que envolve um território de aproximadamente 5 mil quilômetros quadrados, impede a assinatura de um tratado de paz desde 1945, mesmo depois que os dois países puseram um fim no Estado de guerra e restabeleceram suas relaçoes diplomáticas, em 1956.

As ilhas de Kunashiri, Etorofu, Shikotan e Habomai contam atualmente com uma populaçao de 16 mil habitantes russos. Os japoneses foram expulsos dali, segundo as estatísticas. Estas ilhas, cedidas pela Rússia ao Japao em 1875, sao boas para a pesca e possuem uma posiçao estratégica importante, principalmente para a Rússia, pois permite ao país acesso ao Oceano Pacífico.

Putin e Mori, por outro lado, firmaram uma série de acordos de duraçao limitada para estímulo da economia nas Kurilas, especialmente a pesca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;