Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 26 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Menino é picado por escorpiao em campo de Sto André


Nadine Genies
Da Redaçao

26/09/1999 | 17:32


O estudante Gustavo Rodrigues de Souza, 6 anos, foi picado por um escorpiao na manha desse domingo, quando brincava no Campo de Futebol Parque das Naçoes, na Vila Curuçá, em Santo André. De acordo com o presidente do clube, Evelásio Santana Santos, esta é a segunda vez, em menos de 20 dias, que um escorpiao aparece no local. O menino passa bem.

Gustavo estava com a família no campo, numa confraternizaçao de colaboradores do da instituiçao Fraternidade Antialcoólica e Drogas. As 11h, quando brincava com um amigo, o garoto teve a mao picada.

Avisado sobre o acidente, o pai do garoto, Osvaldo Rodrigues de Souza, levou-o para a Faisa (Fundaçao de Assistência à Infância de Santo André).

Segundo o médico de plantao Tai Il Kim, o posto pediu orientaçao do Hospital das Clínicas e em seguida foram feitas compressas de água morna no local da picada. Gustavo ainda recebeu soro e analgésico. O menino permaneceu em observaçao até as 17h, quando foi liberado.

"Há dez dias achamos outro escorpiao no sofá do vestiário do campo", disse o presidente do Parque das Naçoes. Segundo Santos, o inseto e o sofá foram queimados. Nesta terça-feira o presidente do clube irá à Vigilância Sanitária solicitar uma detetizaçao no local.

A médica e diretora do Hospital Vital Brasil (Instituto Butanta), Fan Hui Wen, informa que em caso de acidente a pessoa deve procurar imediatamente o pronto-socorro ou hospital mais próximos, pois quanto mais rápido for o atendimento, menos efeitos terá o veneno. O principal inconveniente, segundo a médica, é a dor intensa provocada pela picada. Ela explica que a ocorrência de óbito é rara e que acontece somente quando ocorrem várias picadas em crianças ou idosos que estejam com saúde debilitada. É nesses casos mais graves que o soro antiescorpiano é aplicado.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o escorpiao é um inseto nao peçonhento. Seu ferrao tem a finalidade de introduzir o veneno na vítima, mas a picada é apenas superficial, diferentemente de uma picada de cobra, que possui presas bem maiores. Ao picar, o escorpiao elimina cerca de 200 microgramas de veneno, que atua no sistema nervoso da vítima. Os sintomas sao doloridos. O ferimento provoca vermelhidao no local, dor intensa, mancha, vômitos e suores.

De atividade noturna, o escorpiao se esconde durante o dia em lugares úmidos como troncos de árvores, pedras, cupinzeiros, tijolos velhos, casca de árvores velhas, construçoes e frestas de muros.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;