Cultura & Lazer Titulo
Dia do palhaço: para rir e celebrar
Por Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
10/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Nariz vermelho e sorriso de orelha a orelha. Hoje é o dia dedicado à figura símbolo da alegria no circo: o palhaço. Várias entidades e associações promovem eventos em comemoração à data, todos em São Paulo.

O Circo Escola de Diadema marca presença - porém sem realizar exibição - na festa realizada pela Academia Brasileira de Circo. "Não existe circo sem palhaço. Ele é o símbolo mais verdadeiro da alegria, magia e encantamento", diz Viviane Tapia, coordenadora do projeto de Diadema.

A programação do evento da Academia Brasileira de Circo (Av. Nicolas Boer, 120. Tel.: 2076-0087) conta com apresentação e lançamento de livro. O espetáculo Circo dos Sonhos, às 14h15, traz a história de uma menina despertada por mágico e palhaços, que a levam a uma viagem pelo universo do circo.

O lançamento, às 16h, é do livro de poesias Momentos Mágicos, da empresária circense Marlene Olímpia Querubin, diretora-fundadora do Circo Spacial e da Academia. Ingressos a R$ 20 e R$ 25 (crianças até 12 anos vestidas e pintadas de palhaço não pagam ingresso).

Outro evento começa hoje e segue até domingo, no Parque do Piqueri (Rua Tuiti, 515). É o 4º Panorama Paulista de Circo, antes agendado para o Parque do Ibirapuera, mas que mudou de local devido ao alagamento provocado pelas chuvas de terça-feira.

Serão oito espetáculos dos grupos Os Parlapatões, Circo Teatro Tubinho, Irmãos Becker e La Mala, todos dedicados à comicidade. O tema desta edição do evento, justamente para celebrar o Dia do Palhaço, é Panorama Cômico. A entrada é franca e as apresentações serão hoje e amanhã, às 19h30; e sábado e domingo, às 11h, 15h e 17h.

Ainda hoje o Centro de Memória do Circo promove apresentações de rua, no Largo do Paissandu, das 12h às 18h, também com entrada franca. Haverá apresentações dos grupos La Mínima e Ares e do experiente palhaço Picolino II.

SÁBADO - O Museu da Língua Portuguesa (Praça da Luz, s/nº. Tel.: 3326-0775) programa suas atrações para o sábado, das 11h às 16h30. Os atores Caco Mattos, Daniela Biancardi, Fani Feldman, Denis Goyos e Beth Dorgam comandam performances e jogos interativos e poéticos nos espaços expositivos da instituição. Aos sábados, a visitação no Museu é gratuita.

O Dia do Palhaço começou a ser comemorado, em 1981, pela companhia paulistana Abracadabra. Entre os personagens do gênero mais conhecidos do País estão Arrelia, Carequinha, Pimentão, Torresmo e Croquete, além do importado Bozo e de Carlitos, criação de Charles Chaplin.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;