Internacional Titulo
Bomba de nêutrons: veja as conseqüências
Do Diário do Grande ABC
15/07/1999 | 10:42
Compartilhar notícia


A bomba de nêutrons ou a bomba de radiaçao neutrônica reforçada, cuja tecnologia a China afirma dispor, é uma arma antipessoal com efeitos colaterais reduzidos. Elaborada em 1958 pelo físico norte-americano Samuel Cohen, essa bomba é concebida como um arma de terreno, que afeta as concentraçoes de força sem provocar grandes danos nas instalaçoes.

Ao contrário da arma nuclear clássica, seus efeitos de calor e de onda expansiva sao reduzidos, o oposto dos efeitos radioativos. A bomba de nêutrons, uma bomba de fusao termonuclear, pode produzir 80% de sua energia sob a forma de nêutrons, enquanto que a bomba clássica de hidrogênio só desprende 15% das emissoes radioativas, das quais 5% sao de raios gama e neutrônicos.

Os raios gama e neutrônicos sao particularmente mortíferos para qualquer forma de vida. Assim, com uma potência máxima de dois quilotons, esta bomba poderá produzir dez vezes mais radiaçoes do que uma arma clássica de mesma potência.

No caso de cair em meio a uma unidade de tanques, esta bomba mataria todos os ocupantes dos veículos, mas deixaria intacto o material, pois os nêutrons passam através da blindagem. Ao contrário, os nêutrons podem ser detidos pela terra e areia.

Por outra parte, as radiaçoes nao sao perigosas além de um raio de 1,7 km e desaparecem rapidamente. A bomba de nêutrons é classificada por isso de "arma limpa", eliminando qualquer forma de vida em um dado perímetro, sem destruir o meio ambiente.

Além da China, os Estados Unidos, a Rússia e a França possuem a capacidade de construir bombas de nêutrons.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;