Economia Titulo
Usuário de celular poderá escolher operadora para interurbano
Do Diário do Grande ABC
22/06/2000 | 16:42
Compartilhar notícia


A partir do próximo ano os usuários da telefonia celular devem se beneficiar da guerra de tarifas nas ligaçoes interurbanas. O modelo seguirá as mesmas regras que valem hoje para a telefonia fixa, implantadas no país em julho passado. A afirmaçao é do presidente da Agência Nacional de Telecomunicaçoes (Anatel), Renato Navarro Guerreiro.

As operadoras que prestam este serviço terao um código DDD para que os consumidores possam escolher no instante em que fizerem uma ligaçao de longa distância. A medida vai vigorar para as operadoras das bandas A, B e C da telefonia celular.

No caso da banda C, este mecanismo vai ser incluído no processo de licitaçao das novas operadoras. Já para as companhias em operaçao, a agência reguladora irá negociar este modelo. Guerreiro assegurou que existem mecanismos que poderao fazer com que as atuais operadoras das bandas A e B concordem com a competiçao nas ligaçoes feitas pelos assinantes de celulares.

A soluçao passa pela permissao para que as empresas tenham uma parcela da faixa 1,8 GHz. Isso permitiria que os clientes atuais tenham as mesmas facilidades a serem oferecidas pelos futuros assinantes da banda C. "Os consumidores vao ser beneficiados, pois as outras operadoras poderao aderir a este modelo", disse Guerreiro.

Licitaçao - Dentro de 20 dias a agência reguladora deve colocar para consulta pública a proposta de licitaçao da banda C da telefonia celular. A expectativa é de que em agosto o edital possa ser divulgado, iniciando a disputa pelas licenças. A meta da Anatel é concluir a concorrência até dezembro deste ano, inclusive com a assinatura dos contratos com os grupos vencedores.

O país deve ser dividido por regioes, entre três e cinco segundo Gerreiro. As bandas A e B já em operaçao foram divididas em 10 áreas. Ainda nao se sabe se haverá licitaçao para uma única licença para cada regiao, o que permitiria a existência da terceira empresa de celular, ou se licitará duas ou três licenças para cada área.

Local - O presidente da Anatel afirmou que já está decidido que as operadoras terao o código para as ligaçoes telefônicas, mas o serviço neste momento será apenas de caráter local. Com isso, mesmo que uma operadora tenha uma área de açao que englobe mais de uma unidade da Federaçao, a briga pela menor tarifa só valerá para dentro daquele Estado específico.

O roaming (uso do celular em viagem) é apontado como obstáculo para a entrada em operaçao da nova operadora. Um celular da banda C, quando fora da área de cobertura, nao consegue comunicar-se com outro aparelho das outras bandas. O conselheiro José Leite Pereira Filho aposta que a indústria de telecomunicaçoes deverá resolver este problema antes da entrada em funcionamento da operadora.

"O uso do celular em viagem representa apenas 10% do tráfego.Acho que o mais importante é que a faixa escolhida irá permitir que a populaçao de baixa renda tenha acesso ao serviço. Os usuários querem equipamentos de baixo custo. É isso que vai acontecer no país", disse Leite.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;